foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Barra Velha - TUDO PELA METADE


Nossa cidade de Barra Velha é ou já foi uma referência de destino para turistas, veranistas e moradores de cidades circunvizinhas como Joinville, Jaraguá do Sul e Blumenau entre outras muitas. Lembro que já nos anos 1970 eu vinha para cá com meus pais pela então recém asfaltada BR 101 para passar as temporadas de verão que duravam as vezes mais de 2 meses.
De alguma forma todos somos saudosistas quando se trata de lembrar os bons momentos vividos, mas infelizmente nossa vida não é feita apenas de boas recordações.
Basta recordar os últimos anos da nossa querida Barra Velha e a forma como foi sendo deixada de lado nas suas prioridades e necessidades. Já perdemos mega projetos como o Parque Beto Carrero e agora, mais recentemente, diversos empreendimentos industriais, comerciais e de serviços.

Não são só empreendimentos novos que se perdem na cidade, também perdemos investimentos e implantação de infraestrutura ao longo dos anos na nossa cidade. Alguns investimentos em infraestrutura até foram feitos, alguns iniciados, outros projetados e aprovados, mas não construídos e pior, alguns realizados sem muitos critérios técnicos adequados. A falta desses critérios sempre traz prejuízos de alguma forma, seja tendo que remendar uma obra mal executada, seja tendo que refazer algo, ou então iniciar e parar repetidas vezes por problemas financeiros, políticos ou falta de planejamento. Este é um problema não só do governo atual, mas de muitos que a este antecederam. A lista de possíveis e importantes ações no nosso município é bem longa, mas vou citar algumas mais recentes apenas para refrescar a memória de todos:

- Barrinha do Rio Itajuba
- Escola Manoel Antônio de Freitas - Itajuba
- Pronto Atendimento Central - PA
- Obras no Morro do Cristo
- Contrato com a CASAN
- Passarela da Praia do Grant
- Parque Natural Municipal do Peabirú
- Asfalto do São Cristóvão
- Creche da Areia Branca
- Quiosques definitivos a beira mar em toda a cidade
- Sub-delegacia de Itajuba
- Boca da Barra do Itapocú
- Ginásio de Esportes
- Super Mercado TOP
- Contrato com a Recicle/Lixo
- Pavimentação da Avenida Simas
- Portal Turístico
- etc, etc,...

A lista é imensa e muitos outros itens podem ser incluídos nela, basta olhar que muitas dessas obras tem durante anos sido alvo de conversas e discussões e mesmo trabalho e recursos investidos, mas que apesar do tempo que passou, ainda não foram executadas. Algumas iniciaram e pararam na metade ou pior ainda, tiveram verbas e projetos aprovados, mas não saíram do papel. Isso tudo gera uma angústia muito grande pela expectativa de progresso e desenvolvimento que ficam apenas nas promessas não cumpridas. A falta de planejamento torna-se gritante quando se vê que na nossa cidade o Plano Diretor que se apresenta é velho, ultrapassado e nem contempla a divisão de bairros que até agora só existem na fala popular. Até a poucos dias, nem se sabia quais eram as normas para se fazerem calçadas na frente das casas, pois nada se tinha de informação em relação a largura, altura e distâncias para construí-las.

Barra Velha é um lindo navio que há muitos anos navega sem verdadeiro rumo e sem comando e tripulação empenhada em colocá-lo na rota certa. Ficamos esperando as coisas acontecerem e os "investimentos" acabam sendo jogados fora em solucionar as emergências que se apresentam no dia a dia. Tempo se perde e com isso a infraestrutura da cidade também. Se quisermos que nossa cidade progrida precisamos urgentemente escolher qual o caminho que queremos percorrer para poder estabelecer as prioridades. Falta quase tudo por aqui: não temos transporte coletivo, não temos uma zona industrial definida, não temos infraestrutura turística nem capacidade de elaborar ou gerir projetos que irão desenvolver Barra Velha adequadamente. Ficamos eternamente presos ao que sempre esteve aqui e apesar do crescimento populacional, pouco oferecemos a esta população tão sedenta de um progresso social e ambientalmente correto.

Comparativamente a outras cidades, tratamos mal as poucas empresas e empresários que vem para cá, fazendo com que Barra Velha se torne uma cidade dormitório de outras que nos rodeiam. Seriedade, administração e planejamento adequado podem mudar definitivamente o perfil ruim que temos mostrado ao longo dos anos e que tem levado o município a aparecer nas mídias apenas por ações desastradas e mal administradas. Verbas públicas estaduais e federais tem vindo em volume cada vez menor, pois até então a utilização das mesmas tem sido feita de forma atrapalhada e porque não dizer até suspeita. Atualmente Barra Velha se tornou refém de emendas parlamentares para conseguir captar recursos para poder investir até em coisas básicas como pavimentação e saneamento! Até quando vamos agir dessa forma com uma cidade que tem tanto potencial?
Comerciante que aumentam os preços na temporada afastam turistas e consequentemente diminuem seus próprios ganhos. Comércio ambulante desregrado na temporada traz prejuízos aos comerciantes locais. Cartéis de empresários locais não tem interesse em novas lojas e serviços na cidade com medo de perderem os seus clientes, não sabendo que a boa concorrência aumenta o fluxo de negócios com o consequente aumento de clientes, moradores e turistas. É impossível barrar o crescimento objetivando beneficiar apenas quem já tem seu negócio instalado. A vinda de qualquer empreendimento gera empregos, renda e outros serviços que se tornam necessários para a manutenção de todo o sistema comercial. Mais empresas, mais pessoas, mais renda, mais consumo e mais impostos gerados para administrar tudo. Quem produz pouco ganha pouco e fica esperando favores para se manter!

No dia em que a nossa cidade parar de fazer suas ações pela metade verá que poderemos voltar a ser uma cidade referência no norte catarinense. Projetos devem ter começo, meio e fim para evitar desperdício de recursos e se tornarem fonte de desvios e falcatruas. A transparência e boa gestão de recursos públicos é indispensável para a continuidade do recebimento desses recursos. Precisamos de praias limpas, comércios de todos os tipos,  honestos e em quantidade. Bons hotéis, bons restaurantes e lanchonetes, pontos turísticos acessíveis e estruturados e também boa infraestrutura de água, esgoto, telefonia, energia e acessibilidade. Mas precisamos primordialmente de boa gestão pública administrativa que contemple a todos que aqui moram ou venham apenas para visitar ou investir.  Tudo isso para que Barra Velha deixe de ser uma cidade pela metade onde as coisas começam e nunca terminam e passe a ser o que está escrito no lema: " Linda Por Natureza"!


Nenhum comentário:

Postar um comentário