foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O CASO DA CASAN EM Barra Velha

 Já não é de hoje que se discute os recorrentes problemas de abastecimento e saneamento básico em Barra Velha, e pelo que temos visto esse ainda será assunto para muitos anos seguidos. Na última semana foi colocada em votação pela Câmara Municipal de Barra Velha a polêmica concessão pelos serviços de saneamento na cidade. Esse tema estava se arrastando na cidade, pois a então vigente concessão já havia acabado contratualmente há mais de um(01) ano, e como pouco progresso se viu nesses meses em relação a negociações, através de decretos emergenciais a concessão ora vigente foi prorrogada.

Infelizmente, com o passar do tempo, as pessoas e o próprio poder público perderam o foco do interesse nesse assunto tão importante como é a questão das águas e esgotamento sanitário. As discussões acabaram sendo polarizadas entre apenas duas opções oferecidas como viáveis, fazendo esquecer de que esses serviços essenciais podem ser realizados atualmente por dezenas de empresas a nível nacional ou internacional. Fez-se crer e divulgou-se que apenas a renovação de um eventual contrato com a então estatal CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento),  ou então uma possível municipalização dos serviços seria viável, deixando de lado um imenso leque de opções e de empresas capacitadas a gerir e investir no sistema. Nos nossos dias atuais, empresas do Brasil todo e exterior possuem capacidade técnica e de investimento para assumirem essa empreitada, atuando no sistema de consórcios de forma inclusive a absorver a mão de obra local já habilitada ou eventualmente treinar novos trabalhadores na área oferecida.
ETA(Estação de Tratamento das Águas)
                                     
Infelizmente não se sabe com certeza o porquê da não abertura de uma licitação a nível amplo a quem quer que fosse interessado. O poder público municipal já havia definido sua preferência pela continuidade do sistema então gerido pela CASAN, criando uma grande polêmica e discussão sobre esta escolha, pois a municipalização dos serviços era então defendida por muitos na cidade. Essa municipalização permitiria a manutenção dos valores arrecadados pelos serviços no próprio município, valores estes que, segundo alguns, estaria sendo desviado para outras cidades, não retornando para Barra Velha de forma correta. O montante dessa arrecadação giraria em torno de R$ 600 a R$ 800 mil reais mensais, o que segundo alguns seria mais do que suficiente para manter o sistema e implementar novas melhorias como estações de tratamento de esgoto e captação de água.

A tão desejada municipalização por muitos já aconteceu no município, atuando sob o nome de ÁGUAS DE BARRA VELHA e posteriormente com a  ENOPS Engenharia, empresa contratada pela prefeitura para gerenciar o sistema nos anos de 2009 a 2011, terceirizando o serviço público.
Infelizmente nos 30 anos que a estatal CASAN gerenciou o sistema e também com a ÁGUAS DE BARRA VELHA ou a ENOPS, pouco se viu na melhoria dos serviços ou na qualidade da água ofertada aos moradores, sendo que as inúmeras reclamações sobre a cor, sabor ou apresentação se fizeram constantes ao longo dos anos. Nota-se claramente um descaso nos serviços executados e principalmente na fiscalização sobre as empresas responsáveis pela oferta do produto. Essa fiscalização e desleixo com o tão precioso líquido produziu um enorme e gravíssimo buraco onde estamos atualmente dentro, pois nenhum investimento significativo foi feito em captação ou tratamento dessa água.

Tratamento da água em Barra Velha

Os sistemas de distribuição de Barra Velha são velhos e enferrujados, a estação de tratamento das águas (ETA) está sucateada e trabalhando no seu limite, o próprio Rio Itinga, principal fornecedor de água ao município também não consegue mais suprir a demanda exigida, além de sofrer inúmeras agressões ambientais em seu entorno. Nenhuma estação de tratamento de esgotos sequer foi planejada em Barra Velha, criando o absurdo de se canalizar clandestinamente os dejetos para dentro dos rios e posteriormente sujando e poluindo nossa lagoa e praias. A falta de planejamento e falta de vontade das empresas e poder público na solução do abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto já produziu um problema gravíssimo que vivenciamos quase todos os dias na nossa cidade, seja com falta d'água, seja com água suja e imprópria, seja com esgotos a céu aberto ou línguas negras de esgoto nas nossas praias.
Enquanto não houver vontade política efetiva e voltada a atender a população da cidade em se resolver de verdade o problema em que se tornou a água em Barra Velha, continuaremos convivendo com águas ruins, valores cobrados altos e esgotos nos rios e praia. Que Deus nos abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário