foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Prevenção, Preparação e Solução- DEFESA CIVIL.



Todos os dias acontecem fatos nas nossas vidas que, muitas vezes, nos surpreendem. Às vezes, as surpresas são boas e outras vezes, não. Quando uma boa surpresa aparece, é só alegria, euforia e uma sensação boa de paz. Agora, quando uma surpresa desagradável aparece...    medo, insegurança, frustração, às vezes, até raiva !?
Será que boa parte desses sentimentos ruins não podem, pelo menos em parte, serem minimizados?   Claro que sim! Só depende da gente mesmo! Muitas vezes acidentes e desastres ocorrem por nossa simples falta de atitude. Vemos fatos e coisas ao nosso redor e fechamos os olhos achando que aquilo não nos diz respeito, ou ainda pior, "isso não vai nos atingir"!
Essa atitude egoísta acaba por nos contaminar, por ser comum nos nossos dias, as pessoas não se importarem com nada que não seja "em volta do próprio umbigo". Pode ter certeza que em pouco tempo algo vai te atingir, e quando você menos esperar, você também precisará de ajuda de outros.
Vivemos em sociedade e isso obrigatoriamente faz com que tenhamos sempre que pensar coletivamente.



Planejamento!!  Essa é a palavra chave e solução para resolvermos a questão. Nada funciona sem planejamento. Nossa segurança pessoal e coletiva também depende dela, assim como nosso bem estar e de toda nossa sociedade. O planejamento de como vamos encarar desastres e acontecimentos é o motor da Gestão de Riscos e quem gerencia tudo isso é a DEFESA CIVIL.
A Defesa Civil nada mais é do que eu, você, todos nós juntos unidos planejando, evitando e solucionando eventos, acidentes e desastres, sejam eles naturais ou causados por nós mesmos. A Defesa Civil não é apenas um órgão oficial que existe para resolver teus problemas. Ela precisa de tua ajuda e colaboração para que todos tenhamos melhores condições de segurança e vida.
Mari com equipamentos de resgate e segurança.
Nesta semana passada, participei junto com a Mari, minha esposa, através do Viagem Familia (nossa ONG) de um Seminário de Defesa Civil na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Este seminário teve como título: Prevenção, Preparação e Resposta a Desastres do Vale do Itapocu. Durante dois dias tivemos o prazer de ouvir palestras e debates sobre o tema, sob a responsabilidade de diversas autoridades no assunto. Também pudemos conhecer gente envolvida e preocupada com o bom andamento de ações planejadas que minimizem riscos à população em geral, o que mostra que isso está se tornando um salutar hábito. Também pudemos conhecer novos equipamentos e técnicas de resgate, podendo experimentar alguns deles. 
Preparado para subir na grua de resgate.

Do alto da grua a 54m de altura=prédio de 18 andares.
 Durante o Seminário também tivemos a sorte de sermos contemplados com dois livros bem interessantes que abordam o tema. O primeiro da Engenheira e Mestre em Engenharia Ambiental, Wivian Nereida Silveira com o título-HISTÓRIA DAS INUNDAÇÕES EM JOINVILLE-1851 a 2008, e o segundo do Tecnólogo, Especialista e MBA, Ricardo Giovenardi com o título GERENCIAMENTO DE CRISES CORPORATIVAS.  Os dois volumes foram devidadamente autografados pelos seus autores e já foram lidos sendo com certeza importantes fontes de consulta para o presente e futuro.
Recebendo o Livro da Wivian Nereida Silveira

Com o Ricardo Giovenardi-Sikorsky e Elton ao fundo.

Helicóptero Arcanjo 1 dos Bombeiros Militares.
Também no fim de semana, por iniciativa da coordenação da Defesa Civil de Barra Velha, aconteceu no sábado na Praça Lauro Loyola, em Barra Velha, o Dia da Defesa Civil. Ali diversas entidades estiveram representadas, entre elas, o Exército Brasileiro, Bombeiros Militares, Polícia Militar, Cruz Vermelha, e demais entidades ligadas ao trabalho com a comunidade.
Representando a ACDI e Viagem Familia no Dia da Defesa Civil-Barra Velha
Mari e eu na nossa Barraca
A ACDI (Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba) dividiu um espaço com o Grupo Viagem Familia e tivemos como companhia outras associações como a AAPEC, LIONS CLUB, Grupo de Rádio Amadores de Joinville, Conselho Tutelar entre outros. A tarde foi animada por música ao vivo, apresentações de dança e teatro e também simulações de resgate e uso de equipamentos de resgate e socorro, com a demonstração do helicóptero Arcanjo 1 dos Bombeiros e barco na Lagoa de Barra Velha.
Norbert, Coordenador Elton Cunha, Srta. Lia Rose e Mari.
Foi uma atividade muito importante e interessante  esta promovida pela Defesa Civil de nossa cidade, sob a Coordenação do nosso amigo Elton Cunha com a ajuda da Lia Rose, o Sgt. Cladenir Sikorsky e da Fundação de Turismo de Barra Velha.  Devemos dar uma importância maior a atividade da DEFESA CIVIL, pois ela tem a capacidade de minimizar e atender inúmeros problemas, antes mesmo de eles acontecerem, pois nessa atividade o planejamento é essencial. Meus parabéns a todos que promoveram e participaram do Dia da Defesa Civil e também ao Seminário de Defesa Civil do qual, com muito orgulho, participamos na cidade de Jaraguá do Sul. Quem sabe se houver mais valorização desse trabalho, prejuízos serão evitados e muitas vidas e incômodos serão serão poupados.
Certificado do Seminário de Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário