foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

domingo, 13 de maio de 2012

A Nossa Formação Política!!

Pres. da Associação das Câmaras Municipais Valmor Pianezzer com o Certificado.
 A primeira reação que temos quando se ouve a palavra POLÍTICA, é quase sempre negativa e nos traz más recordações. Por quê?  Maus exemplos públicos, corrupção em geral, má vontade, corporativismo, pouco envolvimento, supervalorização dos cargos, mau uso do cargo, pouca preparação e conhecimento e por aí vai...
Infelizmente a maior parte das citações são verdadeiras. Não posso me furtar a elas, pois também sou altamente crítico ao desenrolar de atitudes que envolvem a política pública, ainda mais quando se trata de política partidária.
Tendo esse posicionamento, decidi refletir sobre tudo isso e cheguei a conclusão que o ser humano é político desde que nasce! Veja bem: quando o bebê nasce, logo começa a chorar, não é mesmo? Pois é, isso é ato político de demanda!  Ele logo descobre que todas as vezes que chorar novamente, vai ser atendido, seja para alimentação seja para higiene.
Nas nossas vidas, por mais que não notemos, tudo depende da política. Isso me fez mudar um pouco de opinião com relação ao tema. Política é uma palavra que vem do grego antigo -Politikós- que significa "tudo relativo a cidade e ao cidadão".
Durante a aula em Guaramirim-SC.


Assim decidi fazer um Curso de Formação Política.  Que surpresa!!  Ouvi comentários sobre a minha atitude como: "Ah, que interessante"! Ou então: "Vai aprender a roubar lá ?" Ou ainda; "Que perda de tempo"!!  Isso vindo de amigos e até da família!!!
Ainda mais que se tratava de um curso fora da minha cidade, não envolvendo nenhum partido político, enfim, apartidário ou supra-partidário, como queiram.  Tudo isso foi me intrigando e decidido me matriculei juntamente com minha esposa.
Que surpresa!!  Para meu espanto, a aula magna inaugural na cidade de Guaramirim-SC não foi dada por um político profissional, mas por um historiador que mora e trabalha em Brasília !!
O Prof. e Historiador Antônio José Barbosa, PhD. é assessor especial do Senado Federal e brilhantemente discorreu sobre o tema: " HISTORIA  POLÍTICA DO BRASIL - O Papel do Vereador na História"!!  Realmente foi uma aula!! Em poucas horas, o Prof. Barbosa fez uma síntese da história da política brasileira, citando que a primeira Câmara Municipal foi fundada em São Vicente-SP. ainda no ano de 1532. e por aí foi até os dias de hoje.
Prof. Antônio J. Barbosa e eu após a aula magna do Curso de Formação Política.
As seguintes aulas acabaram acontecendo pelo relativamente grande interesse, na nossa cidade de Barra Velha, pois inicialmente mais de 70 pessoas inscreveram-se para o curso. Estas aulas foram divididas em mais sete (7) módulos diferentes que abrangiam diversos temas.
O Módulo 1: ÉTICA NA POLÍTICA foi ministrado pelo Prof. e Mestre José Dimas D'avila Maciel Monteiro.
Módulo 2: MÍDIA E COMUNICAÇÃO, Prof. e Doutor Jaques Mick.
Módulo 3: POLÍTICAS PÚBLICAS, Prof e Doutor Leonardo Secchi.
Módulo 4: FUNÇÕES LEGAIS DO TRIBUNAL DE CONTAS, Prof e especialista João Luiz Gattringer  e  TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL, Prof e especialista Hugo Frederico Vieira Neves.
Módulo 5: PLANEJAMENTO DE CAMPANHA, Prof. Pedro Lucyk.
Módulo 6: A FUNÇÃO DO VEREADOR, Prof. e especialista  Antônio Bulcão Viana Filho.
E, finalmente, a conferência de encerramento com a brilhante palestra do Prof. Doutor Humberto Dantas, com o tema: O PAPEL DA CÂMARA MUNICIPAL NA SOCIEDADE e o que A CÂMARA MUNICIPAL EFETIVAMENTE FAZ.
Este último tema foi abordado na cidade de Jaraguá do Sul, pois fez parte da diplomação e encerramento desse curso. Todos, repito, todos os temas foram interessantíssimos e abordados de forma objetiva, direta e em linguagem simples e coloquial, com discussão e participação ativa dos alunos e professores.

Prof. Dimas Monteiro e equipe da AVEVI em Barra Velha.
Aula com Prof. Jaques Mick em Barra Velha - Mídia e Comunicação.
Aula sobre Funções Legais do TRE e TSE com Prof. Hugo Frederico V. Neves
Prof. Leonardo Secchi após a aula sobre Políticas Públicas.

Mari, Dr. Humberto Dantas e eu no encerramento do Curso.
Aí você, meu amigo, pode perguntar: E o que eu tenho com isso?   Respondo: TUDO !! Nossas vidas são norteadas por políticas públicas e particulares todos os dias, e cumpre a nós, cidadãos, sermos fiscalizadores para que elas sejam aplicadas corretamente, com transparência e retidão. Pense nisso!

Tenho a absoluta certeza de que todo o cidadão deveria fazer um curso como este, para que pudesse realmente entender do que trata a política. Temos uma ideia geral muito equivocada sobre o assunto, geralmente não conhecendo a realidade. Com certeza muitos que fazem mau uso da política também não sabem ou não querem saber a verdade, deturpando o significado verdadeiro.
A boa política NUNCA é voltada para interesses de um ou de poucos! Ela sempre privilegia uma coletividade. Infelizmente pela ausência ou mau uso, em geral as políticas públicas ou específicas são geridas de forma equivocada. Cumpre ao cidadão de bem interessar-se pelo tema evitando a ocupação de espaços políticos por pessoas mal intencionadas!" A ausência do bom, abre espaço para o ruim!"

Fiquei muito feliz por ter ao meu lado minha esposa e diversas outras pessoas que acabaram se tornando amigas pelo simples fato de compartilharmos um pensamento diferente em relação a "política" tradicionalmente conhecida, buscando o conhecimento em vez de ficar apenas reclamando.
Fiquei triste em ver que ao final do curso, dos pouco mais de 70 barra-velhenses incritos, cerca de 35 receberam o certificado e assistiram a todas as aulas, demonstrando que temos muito a evoluir na nossa política!
Certificado Credenciado pelo Conselho Estadual de Educação.
Parabéns aos Professores, Mestres, Doutores e Especialistas pelo elevado grau de conhecimento compartilhado e também pela Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Santa Catarina e da AVEVI (Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu) por proporcionar essa rara e até então exclusiva oportunidade de aprender mais sobre esse tema tão polêmico e discutido.
Parabéns aos meus amigos e colegas, que juntos estivemos aprendendo a descobrir o significado real e importância da verdadeira política.
Com certeza vamos divulgar e aplicar os nossos conhecimento para tentar fazer transformações tão necessárias e importantes para nossas comunidades e cidades.

Mari e eu com nossos Certificados.

Turma de Barra Velha na formatura em Jaraguá do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário