foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Notícia Boa - Bom Exemplo

Normalmente temos o hábito de ficar vendo defeitos e reclamando de tudo que nos rodeia. Até não é um problema, pelo simples fato que com isso sempre procuramos melhorar quando conseguimos enxergar o que pode ser melhorado!

Barrinha do Rio Itajuba

Já há um bom tempo, temos aqui na nossa cidade de Barra Velha uma ótima demonstração de BOM EXEMPLO!!
Todos que conhecem o Bairro de Itajuba, em Barra Velha, já devem ter passado e admirado a beleza da Praia da Barrinha do Rio Itajuba. Não estamos falando da qualidade das águas do citado Rio!!
O local tem uma beleza natural admirável e é um dos pontos turísticos da cidade e do bairro. Também é um local bem cuidado e limpo, tornando-o convidativo e propício ao lazer e descanso.
Agora, isso não acontece por acaso, até porque, por "um acaso", lixo e sujeira também não aparecem sozinhos!!
O lugar é limpo diariamente por um morador e pescador artesanal, chamado Moacir Pereira. O Moacir é pescador há muitos anos, em Itajuba, e quase todos os seus amigos e conhecidos o chamam de Sombra!
O Sombra é o verdadeiro guardião do lugar! Chova ou faça sol, lá está ele cuidando daquele pedacinho de paraíso, que é a Barrinha e Foz do Itajuba.

Moacir/Sombra-Guardião da Barrinha
Se alguém achava que a limpeza do lugar era feita pela empresa de coleta de lixo ou pela Prefeitura, enganou-se!!  O Sombra está lá diariamente para limpar, juntar o lixo que é trazido pelo mar ou pelo rio, cuida para que ninguém desmate a mata ciliar ou corte nenhum bambu, dá informações e solicita a todos que cuidem do local.
Pode ir lá a qualquer hora para comprovar como a limpeza está sempre presente, apesar da falta de colaboração de pessoas sem escrúpulos que teimam em deixar ou jogar detritos e lixo no rio ou no mar!!


Junto com moradores, inclusive, colocou diversas placas informativas e de aviso no caminho que margeia o rio para que todos se lembrem  da necessidade de preservação. Tudo isso é feito sem receber nada em troca, apenas para que o belo local permaneça limpo e agradável. Não é um belo exemplo de cidadania? Não é uma atitude que todos deveriam ter? O que está faltando para que mais e mais pessoas tenham esse tipo de atitude e sigam o exemplo do Moacir/Sombra?

Por mais triste que possa ser, o Moacir ainda sofre represálias de autoridades, que muitas vezes confundem-no com algum desocupado ou vagabundo!  Como que alguém que cuida da sua casa, seu bairro, sua cidade pode ser chamado de desocupado?  Precisamos de muitos "desocupados" desse tipo na nossa cidade, pois assim, com certeza, ela estaria mais bem cuidada e limpa! Temos bons exemplos de cuidado assim em outros bairros e isto deve ser incentivado e valorizado! Bons exemplos de cidadania e atitudes positivas são sempre bem-vindas.

Parabéns ao Sombra, verdadeiro amigo de Itajuba,  e a todos que junto com ele lutam e cuidam de nossa cidade. Vamos seguir e multiplicar essa atitude, pois só assim teremos a certeza de uma cidade mais bonita e limpa da qual todos teremos ainda mais orgulho de chamar de lar!!

Apenas para citar: todos temos saudades do tempo em que as águas do Rio Itajuba eram limpas e claras, no qual as crianças podiam brincar a vontade sem correrem riscos.   Ficam as perguntas: Por que moradores ribeirinhos despejam esgoto doméstico e de manipulação de peixes no rio?  Por que têm pessoas que jogam lixo e demais materiais dentro do rio?  Por que as autoridades competentes não tomam providências e punem os infratores?  Falta cidadania? Falta  amor e cuidado com sua própria casa ?  Até quando ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário