foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

domingo, 6 de maio de 2012

Lula e a Educação no Brasil

Nesta última sexta-feira dia 4, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimonia solene acontecida nas dependências da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, recebeu o título de Doutor Honoris causa de cinco universidades brasileiras.
Não é meu mérito aqui discutir a questão da escolaridade do ex-presidente, pois um título Honoris causa pode ser dado a qualquer pessoa que se tenha destacado em determinada área como artes, ciências, filosofia, letras, etc., por sua boa reputação, virtude ou ações que trascendam pessoas, famílias ou instituições.
Aqui está minha dúvida. Quais foram estas ações que Lula praticou para receber essas homenagens, e qual o mérito e método usado para enaltecer e agraciá-lo com estes títulos?
Não seria normal que um presidente no exercício de suas funções como chefe de estado representá-la e construir caminhos para que esta nação se destaque ou permitir que se desenvolva de forma satisfatória e correta?
Um Presidente da República eleito pelo voto democrático do seu povo tem a obrigação moral e legal de sempre fazer o melhor para permitir que o país por ele governado ofereça as melhores condições de vida  a todos os cidadãos, independente de raça, cor ou credo. É constitucional, e a imensa responsabilidade sobre esse cargo demanda muito trabalho e ações bem orquestradas e planejadas.
O que se vê em muitos lugares e pontualmente no Brasil, são homenagens e agraciamentos de pessoas que por sua própria imposição de cargos, de uma forma desmedida e sem critério, desvirtuando muitas vezes estas homenagens para pessoas que por meritocracia realmente devam receber a justa homenagem.
Não se espera mais de um presidente que sempre se esforce ao máximo para solucionar problemas internos e externos do seu país, dedicando-se exclusivamente a vida pública pois para isso foi eleito por milhões de eleitores que confiaram em suas promessas e ações.

Nada mais que obrigação constitucional e moral para quem de livre e expontânea vontade exerce ou exerceu cargo de tamanha demanda e responsabilidade. Agora o póstumo agraciamento do ex-presidente Lula por cinco, repito, cinco universidades fluminenses, deixa uma dúvida no ar.
Qual foi o mérito ou objetivo ? Ele recebeu títulos por aplicação do Prouni!?!?  Resumindo, recebeu títulos por fazer o acesso a universidade mais fácil para cidadãos de baixa renda em universidades pagas. Não seria esse acesso normal e irrestrito a todo o cidadão ? Não seria a responsabilidade constitucional  de fornecer ensino a todos os níveis de forma gratuíta e de qualidade ?
Fica a pergunta no ar: Por que um ex-presidente deve ou recebe títulos honoríficos por algo que normalmente é de sua competência normal ? Ele tem como obrigação de chefe de estado prover o melhor a todo o cidadão, e nada extra receber por isso!


O ponto que mais choca nesse fato é a desvalorização de centenas e milhares de professores e pesquisadores que durante anos desenvolvem trabalhos, teses e mestrados para procurar soluções e aplicações práticas de estudos, e são esquecidos nos cantos das instituições de ensino do nosso Brasil. São profissionais que investem muitos anos de suas vidas em idéias para efetivamente alavancar nosso país, e no entanto pouco e quase nunca  é enaltecida essa dedicação.
Onde está a valorização do professor brasileiro que após décadas de trabalho e pesquisa sem apoio e dinheiro vê cerimônias como esta onde do dia para noite alguém é agraciado por algo sem meritocracia ?
Todos sabemos que um título de mestre e/ou doutor demanda anos de estudo e pesquisa com trabalhos e monografias. Tudo isso é jogado por terra num agraciamento sem critério apenas com duvidáveis dividendos.
Nosso país não precisa mais disso, precisa sim de pessoa sérias, engajadas e comprometidas com a seriedade, honestidade e desenvolvimento sustentável. Não precisamos de mais faz de conta. Precisamos sim de cidadania e patriotismo se quisermos nos destacar e desenvolver.

Em tempo: as cinco Universidades que agraciaram o ex-presidente são: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) cujo reitor Luiz Jutuca destacou Lula, como aquele "que mais fez" pelo país em menção ao programa Universidade para Todos (Prouni).

Talvez já seja a hora de todas essas Universidades Públicas que se apressaram em premiar, focar suas ações em melhorar o ensino no país valorizando todos os profissionais que lá trabalham e pesquisam,  evitando supervalorizar agraciamentos que produzem mais mal-estar do que bom e produtivos frutos no nosso já desacreditado sistema educacional.


O que foi surpreendente e positivo nesta cerimônia, foi a interferência com quebra de protocolo da atriz e mestre de cerimônia, Camila Pitanga que num aparte de extrema lucidez, pediu a Presidente Dilma Roussef o veto ao novo Código Florestal Brasileiro. Demonstrou muito presença de espírito e sensibilidade pedindo serenidade em ações positivas nesse importante tema nacional. Parabéns a Camila Pitanga, que além de excelente atriz mostra seu envolvimento e comprometimento com o desenvolvimento sustentável do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário