foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O Caso Supermercado TOP


Já há alguns meses, nós, os moradores de Barra Velha, notamos algumas movimentações e placas pela cidade, mais precisamente no Bairro São Cristóvão e Icaraí sobre a vinda de uma nova rede de supermercados para a nossa cidade.
Trata-se da Rede de Supermercados Campestrini, mais conhecida popularmente por Rede TOP. É uma empresa com matriz em Timbó-SC e possui mais de 20 lojas espalhadas em Santa Catarina. Todos sabem que na vizinha Balneário Piçarras já existe uma filial da referida rede ocupando o espaço deixado por outro antigo mercado que acabou naquela cidade.
Já no início deste ano de 2013, a Rede Top iniciou em Barra Velha as obras e contratação de pessoas para treinamento, objetivando a capacitação da mão de obra para sua nova loja, visto que conforme informações a empresa cumpriu as necessidades legais para sua eminente instalação.

Há poucos dias atrás, surpreendendo a todos, foi informado aos sócios-cooperados da empresa que o empreendimento não poderia mais se instalar no local antes aprovado, por promover possíveis problemas no trânsito do local. Surpresa geral, pois é obvio que a instalação de qualquer empreendimento gera algum transtorno inicial, isso já pode ser comprovado com as recentes instalações da Havan entre outras que chegaram ao nosso município.O que surpreende a todos é o posicionamento do executivo da cidade em colocar possíveis problemas futuros como impedimento para a bem-vinda de empresas que incrementem o desenvolvimento de Barra Velha.

Não tenho o hábito de defender a instalação de indústrias poluidoras e que agridam o meio ambiente, mas, pessoalmente, ainda não consegui entender o porquê da súbita proibição da instalação de uma empresa que cumpre todas as mandativas legais da Fundema, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, etc., mesmo após terem sido inicialmente autorizados pelo Poder Executivo. Desta forma continuo não defendendo nenhuma empresa infringente, apenas vejo que a Prefeitura não deveria interpor hipotéticos problemas futuros para uma empresa se instalar, mas sim já pensar em resolver estes aventados problemas, visto que é para isso que existem as secretarias e demais órgãos competentes na cidade.

O fato da súbita proibição de instalação do Mercado Top no local antes aprovado produz e produzirá grandes prejuízos aos seus proprietários e a população em geral. Aos proprietários que investiram no local da instalação e o treinamento e deslocamento para outras cidades dos futuros funcionários. São até agora aproximadamente 60 funcionários que são barravelhenses com família que, vendo uma nova oportunidade de crescimento profissional, se habilitaram para trabalhar nessa empresa.
Outros prejudicados são os próprios funcionários em treinamento que agora veem a eminência de perderem a oportunidade de trabalhar e sustentar suas famílias.
Perde principalmente a cidade que desperdiça uma oportunidade de crescimento econômico sustentável e não poluidora que gera, além dos empregos diretos, impostos e principalmente uma competição entre o setor. Isso possibilita uma concorrência saudável puxando os preços praticados para baixo e incrementando a qualidade e higiene nesse segmento de mercado, trazendo pela primeira vez a Barra Velha uma rede de porte médio que possui tecnologias modernas e conhecimento aplicados em bem atender o cliente.

O que realmente surpreende no posicionamento oficial do município é a tão falada boas vindas a novas empresas na cidade, e quando uma que cumpre todos os pré requisitos legais vem para Barra Velha, é barrada por possíveis problemas viários. Em tempo é bom citar, segundo informações da Rede Top, através do seu Diretor Norberto Murilo Campestrini, que para esses possíveis problemas levantados a empresa já apresentou três ( 3) soluções viárias diferentes para sanar os futuros problemas de trânsito que venham a acontecer. De qualquer forma, infelizmente é normal que com o passar dos anos, Barra Velha aos poucos já tenha perdido a sua tranquilidade, pois o incremento na quantidade de veículos circulando cresceu muito independente da instalação de qualquer empresa. Hoje, com aproximadamente 25.000 habitantes e grande expansão comercial e industrial da região, é normal que a população utilize o carro para seus deslocamentos, pois lamentavelmente Barra Velha não tem a opção do transporte público a oferecer.
Com esse incremento populacional, é indispensável a instalação de mais e melhores serviços aos moradores e precisamos cada vez mais de mercados, lojas, bancos, restaurantes, lanchonetes e que todos sejam acompanhados de qualidade, responsabilidade social e ambiental para que possamos bem atender aos moradores e turistas que nos visitam.

Desta forma espero sinceramente que os eventuais problemas apresentados sejam solucionados o mais breve possível entre as partes envolvidas e que boas empresas venham a se instalar e alavancar o bom progresso de nossa querida Barra Velha. A cidade e seus moradores agradecem!

4 comentários:

  1. acredito numa melhora para minha cidade na qual eu cresci tenho 39 anos de barra velha creio eu que só vai mudar quando essa raça que anos apos anos ficam sugando e atrapalhando comércio e crescimento da cidade, fui funcionário uns 08 anos da prefeitura até agora nao me pagaram restituiçao de 2012 enquanto estiverem no poder nada funciona uma pena queria ver minha cidade com outros olhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e estou empenhado em tentar melhorar nossa cidade, precisamos nos unir e fazer as coisas boas acontecerem!
      Grande abraço amigo Wilson.

      Excluir
  2. Marcos, acredito que tenha uma troca de interesses entre mercados já instalados em nossa cidade e a prefeitura, esse é o Grande boato que rola por ai! o que é totalmente errado! mas infelizmente a politica em Barra Velha é assim, os interesses políticos vem sempre antes da necessidade da cidade!

    ResponderExcluir
  3. A Rede de Supermercados Campes-
    trini, mais conhecida popularmente por Rede TOP, é uma empresa com ma-
    triz em Timbó-SC e possui mais de 20 lojas espalhadas em Santa Catari-
    na.

    corrigindo, o supermercado campestrini tem 2 lojas, a de barra velha seria a terceira, e a rede top tem mais de 20 lojas.

    ResponderExcluir