foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Polêmicas, discriminações e outros grilos...


A moda é polemizar! Qualquer coisa, seja a mais simples, a mais complicada, polemize, pois assim o assunto vira moda! Não é bem assim, a polêmica é boa quando o assunto é relevante e não qualquer bobagem!

Então vamos direto ao assunto: o que achar da questão da redução da maioridade penal? Outro, como se posicionar com relação ao casamento gay? Mais um: sistema de cotas para negros.
Tudo isso já dá um "bom caldo", principalmente quando se conversa sobre os temas citados com emoção. Não acho que polêmicas devam ser tratadas com emoção, mas sim com razão, pois muitas vezes a emoção exacerbada leva à cegueira racional.

Maioridade penal existe? Por quê? Sempre fica a dúvida de qual seria a idade correta para se ter a responsabilidade dos atos praticados. No Brasil, a maioridade legal é considerada após os 18 anos completos. Quer dizer: antes disso, nada que algum menor de idade faça poderá ser avaliado com isenção! Que utopia! Menores de idade trabalham, fumam, bebem, fazem sexo, até votam para presidente, mas não podem ser enquadrados nas leis "adultas". Qual o motivo? Quem disse isso? Baseado no quê? Já está provado cientificamente que o ser humano está formado completamente a partir dos 12 a 13 anos, podendo com isso inclusive se reproduzir. Paralelo a isso, não é uma idade cronológica que determina se um ser já tem consciência dos seus atos ou não. Desde pequenos, ainda no colo de nossos pais, aprendemos o que é certo e errado, e temos a certeza do que fazemos está agradando aos outros ou não.

Simplificando: por que não acabarmos com a questão de idade na "maioridade penal" e instituirmos a responsabilidade penal, onde os atos praticados serão responsabilizados e não a idade do praticante? Assim não haverá mais dúvidas sobre o tema e quando algo ilícito ou ilegal for cometido, as penas serão efetivamente aplicadas independentemente da idade do praticante. Quem comete uma ação errada sabe exatamente o que está fazendo, e como é da natureza humana, busca se eximir da responsabilidade apenas se apoiando na frágil desculpa da minoridade (menor idade).


Relações homossexuais e heterossexuais não são novidade há muitos séculos. Já na Grécia e Roma Antiga era normal a iniciação sexual de rapazes entre si e entre moças contratadas para isso,  para não adentrarem um casamento ou relação estável sem experiência. No Brasil os direitos dos homossexuais são garantidos por lei como também as uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo. Isso é fundamental, pois a opção sexual do individuo não vai mudar a sua condição de ser humano. Não vejo o porque da polêmica em ficar levantando a bandeira do homossexualismo para ficar chamando a atenção de uma coisa já fundamentada. Do mesmo modo, não vejo o problema de um casal heterossexual homem/mulher, morarem e viverem juntos mesmo não sendo casados, e nem por isso ficam divulgando isso na imprensa e gritando a todos. O próprio fato de querer ser tratado de forma diferente é politicamente incorreto, gerando discriminação. A opção homossexual não deve de forma nenhuma garantir mais direitos aos seus optantes do que a opção heterossexual. Do jeito como andam as coisas, logo, ser heterossexual passará a ser um crime.  As atitudes diferentes apregoadas aos quatro ventos com certeza promovem discriminação tanto para a opção sexual quanto para a cor da pele.

Os negros sempre foram negros, os brancos sempre foram brancos, idem com índios,  e da mesma forma sempre foram seres humanos como qualquer outro. Achar que um negro deve ter mais privilégios que um japonês, árabe, índio ou alemão é de extrema falta de lucidez! Somos todos iguais perante a lei, e vantagens para essa ou aquela etnia diferente produz aberrações onde muitos acabam sendo preteridos gerando animosidade e aí sim, racismos e desavenças. Ninguém escolhe a cor da pele ao nascer, bem como suas origens e características como cor do cabelo ou cor dos olhos. Então, tudo que se recebe na concepção deve ser tratado com respeito e dignidade, principalmente pelos que se sentem as ditas minorias. Não existe melhor ou pior, existe, sim, o igual! Eu tenho por característica a pele branca e poderia me sentir discriminado ao ser chamado de "alemão" ou "galego", mas isso não acontece, pois cor de pele não é racismo, é apenas cor! A raça é uma só, a raça humana! A atitude de querer se sentir preterido ou discriminado por isso ou aquilo normalmente é apenas uma desculpa para a própria incapacidade de lidar com as suas frustrações.

Tenho amigos negros, indígenas, japoneses, alemães, árabes e judeus e em nenhum momento trato qualquer um com diferença em relação ao outro. Da mesma forma que tenho amigos homossexuais e heterossexuais, e isso não nos impede de sermos amigos. A relação humana e de amizade não provem de cor, raça, credo ou condição financeira, ela existe apenas porque há respeito entre todos que convivem e compartilham momentos de suas vidas. Estabelecer cotas raciais e étnicas é uma forma de segregação que não deve em hipótese alguma existir. Quem sente discriminação é porque também discrimina e esta é a principal razão de conflitos entre povos e países. Respeito e igualdade perante todos são as chaves que abrem todas as portas, independente de quem quer que você seja.




Nenhum comentário:

Postar um comentário