Na semana passada, já na segunda-feira, a minha semana foi abalada por uma entrevista estarrecedora que li na Revista Veja. Nas páginas amarelas desse periódico semanal, foi publicada a entrevista com o Governador da Bahia, Jaques Wagner, um dos caciques do Partido dos Trabalhadores. No início, o entrevistado, até de forma surpreendente, admitiu que "O Brasil Não Começou com o PT", declarando inclusive que os ex-presidentes "Itamar Franco e Fernando Henrique deram uma tremenda contribuição ao incorporar à cultura brasileira o controle da inflação e parcimônia nos gastos públicos". A entrevista dada ao repórter Otávio Cabral até ia se desenrolando de forma normal, até o ponto onde o governador é questionado sobre porque a corrupção não retrocedeu apesar de declarados avanços nesse sentido. As respostas evasivas e as justificativas dadas realmente são assustadoras, vindo de quem vieram, pois é um alto representante de um partido que atualmente governa o país!
Fotos da Revista Veja-Edição2321 |
Achar normal a troca de favor/corrupção em uma eleição para conseguir eleger-se e depois beneficiar este ou aquele empresário pelo aporte de dinheiro ilegal financiando uma campanha? É assim que age um governante e ainda declara abertamente esses desvios de conduta? Triste destino que está nos reservado! Um país onde lentamente a corrupção e impunidade estão a florescer de uma forma sorrateira e dissimulada em "ajudas" ao mais necessitados. Isso sim é vil, usar a ignorância e falta de oportunidades de pessoas e classes menos favorecidas para se promover e alcançar o poder, de preferência se mantendo nele indefinidamente. Quando será que o nosso povo vai acordar e cair na realidade quando descobrir que progresso e desenvolvimento se faz com trabalho sério, valorização e, principalmente, honestidade e profissionalismo? Negociatas e maracutaias têm feito do Brasil uma referência negativa em todo o mundo, onde chegamos ao triste ranking de ter a nota 3,8 em corrupção, onde o menos corrupto é a Nova Zelândia com nota 9,5 e os dois mais corruptos são a Somália e a Coreia do Norte - aquela que é "amiguinha do PT"- com nota 1,0.
Na lista dos 10 mais corruptos ainda constam: Iraque- nota 1,8; Haiti-nota 1,8 e Venezuela, com a nota 1,9. Interessante: diversos países com os quais o governo brasileiro tem "ótimas" relações de amizade: coincidência ou fato?! Entre os 10 menos corruptos do mundo, não figura nenhum país "amiguinho" do Brasil.
Essa lista pode ser verificada pelo site da ONG Transparência Internacional- http://www.transparency.org/ onde além das listas muitas informações importantes sobre o Brasil e seus parceiros comerciais.
Honestidade se demonstra no dia a dia com transparência nas ações e atitudes. Infelizmente isso não acontece nem na nossa cidade nem no nosso país. Barra Velha é um pequeno retrato comparativo com o Brasil, onde pouco se faz ou consegue fazer por consequência dos seus próprios atos velados ou até ilegais. A mídia tem mostrado diariamente desvios de conduta de dirigentes nos mais diversos escalões municipais, estaduais e federais, culminando com julgamentos, processos e até então pouquíssimas condenações exemplares, que se acontecessem com maior frequência, com certeza, minimizariam esse mar de lama que a cada dia mais aumenta. Será que é isso que queremos para nosso futuro incerto, onde não sabemos como será o dia de amanhã, porque hoje estamos semeando erva daninha no nosso quintal? Nosso futuro nos aguarda, ali na frente, mas só vamos colher o que semeamos hoje. Plantar com sabedoria, honestidade e trabalho sério com certeza nos trará uma colheita promissora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário