foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

domingo, 19 de maio de 2013

Barra Velha - Brasil - O que Queremos Para Nosso Futuro.


Na semana passada, já na segunda-feira, a minha semana foi abalada por uma entrevista estarrecedora que li na Revista Veja. Nas páginas amarelas desse periódico semanal, foi publicada a entrevista com o Governador da Bahia, Jaques Wagner, um dos caciques do Partido dos Trabalhadores. No início, o entrevistado, até de forma surpreendente, admitiu que "O Brasil Não Começou com o PT", declarando inclusive que os ex-presidentes "Itamar Franco e Fernando Henrique deram uma tremenda contribuição ao incorporar à cultura brasileira o controle da inflação e parcimônia nos gastos públicos". A entrevista dada ao repórter Otávio Cabral até ia se desenrolando de forma normal, até o ponto onde o governador é questionado sobre porque a corrupção não retrocedeu apesar de declarados avanços nesse sentido. As respostas evasivas e as justificativas dadas realmente são assustadoras, vindo de quem vieram, pois é um alto representante de um partido que atualmente governa o país!
Fotos da Revista Veja-Edição2321
                                                      

Achar normal a troca de favor/corrupção em uma eleição para conseguir eleger-se e depois beneficiar este ou aquele empresário pelo aporte de dinheiro ilegal financiando uma campanha? É assim que age um governante e ainda declara abertamente esses desvios de conduta? Triste destino que está nos reservado! Um país onde lentamente a corrupção e impunidade estão a florescer de uma forma sorrateira e dissimulada em "ajudas" ao mais necessitados. Isso sim é vil, usar a ignorância e falta de oportunidades de pessoas e classes menos favorecidas para se promover e alcançar o poder, de preferência se mantendo nele indefinidamente. Quando será que o nosso povo vai acordar e cair na realidade quando descobrir que progresso e desenvolvimento se faz com trabalho sério, valorização e, principalmente, honestidade e profissionalismo? Negociatas e maracutaias têm feito do Brasil uma referência negativa em todo o mundo, onde chegamos ao triste ranking de ter a nota 3,8 em corrupção, onde o menos corrupto é a Nova Zelândia com nota 9,5 e os dois mais corruptos são a Somália e a Coreia do Norte - aquela que é "amiguinha do PT"- com nota 1,0.

Na lista dos 10 mais corruptos ainda constam: Iraque- nota 1,8; Haiti-nota 1,8 e Venezuela, com a nota 1,9. Interessante: diversos países com os quais o governo brasileiro tem "ótimas" relações de amizade: coincidência ou fato?! Entre os 10 menos corruptos do mundo, não figura nenhum país "amiguinho" do Brasil.
Essa lista pode ser verificada pelo site da ONG Transparência Internacional- http://www.transparency.org/ onde além das listas muitas informações importantes sobre o Brasil e seus parceiros comerciais.

Por que tenho falado e escrito enfaticamente sobre esse tema? Simplesmente porque sem dinheiro não é possível fazer projetos e quando o dinheiro é utilizado para pagar propinas, contratos superfaturados, projetos inexistentes, funcionários fantasmas, ou, ainda pior, simplesmente embolsado, aí com certeza nosso Brasil não vai sair da lama na qual patinamos há décadas! Chega de ser sempre citado como um país do futuro! O futuro está acontecendo todos os dias e do jeito atual nunca vamos alcançá-lo. Nosso estado, Santa Catarina, é igual ao Brasil, e nossa cidade, Barra Velha, é igual a Santa Catarina. Resumindo: estamos muito mal, pois é uma corrente atrelada a uma âncora chamada corrupção que nos puxa para baixo com cada vez maior intensidade. O que grita a todos e poucos ouvem, é quando altos governantes do país contestam a justiça e abertamente declaram que eles podem tudo independente de estarem cumprindo as leis ou não. Deixamos de ser um país, um estado ou uma cidade confiável! Não somos respeitados nem interna nem externamente porque não somos honestos.

Honestidade se demonstra no dia a dia com transparência nas ações e atitudes. Infelizmente isso não acontece nem na nossa cidade nem no nosso país. Barra Velha é um pequeno retrato comparativo com o Brasil, onde pouco se faz ou consegue fazer por consequência dos seus próprios atos velados ou até ilegais. A mídia tem mostrado diariamente desvios de conduta de dirigentes nos mais diversos escalões municipais, estaduais e federais, culminando com julgamentos, processos e até então pouquíssimas condenações exemplares, que se acontecessem com maior frequência, com certeza, minimizariam esse mar de lama que a cada dia mais aumenta. Será que é isso que queremos para nosso futuro incerto, onde não sabemos como será o dia de amanhã, porque hoje estamos semeando erva daninha no nosso quintal? Nosso futuro nos aguarda, ali na frente, mas só vamos colher o que semeamos hoje. Plantar com sabedoria, honestidade e trabalho sério com certeza nos trará uma colheita promissora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário