foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

domingo, 24 de março de 2013

O RIO ITAJUBA PEDE SOCORRO




O Grupo Viagem Família que já existe de forma oficial desde 2007, mas em 1° de outubro de 2011, de forma legal e organizada, transformou-se em uma ONG (Organização Não Governamental) com objetivos claros e definidos conforme sua composição estatutária e organizacional. O principal objetivo do (VF) Viagem Família é a divulgação e defesa de bons hábitos culturais, ecológicos e turísticos, bem como atuar em ações positivas que levem à valorização de valores que são importantes para toda a sociedade.




Dessa forma além das viagem que o Viagem Família realiza de forma a adquirir conhecimento e posteriormente podê-lo dividir com todos, o grupo também tem atuado em ações oficiais de defesa dos direitos e deveres de toda a sociedade. Em meados de 2012 a primeira ação pontual do VF foi na defesa da implantação do Parque Natural Municipal Caminho do Peabirú (PNMCP) na cidade de Barra Velha. Nesta ocasião foi encaminhado a Promotoria Pública da cidade um pedido de averiguações sobre a correta destinação e encaminhamentos referentes aos recursos obtidos pela municipalidade para a citada implementação. Posteriormente a Promotoria, vendo a consistência do pedido, transformou-o numa denúncia que encaminhada ao MP (Ministério Público) e agora a ação tramita na justiça.




Desta vez, aproveitando a Semana das Águas que ocorre no mês de março e o Dia Mundial da Água, 22/03/2013, o Viagem Familia, realizou o Evento que denominamos "O Rio Itajuba pede Socorro"!
Esta mobilização popular realizada na Ponte do Rio Itajuba no município de Barra Velha, tomou corpo pela necessidade urgente em conscientizar e tornar público os problemas ambientais e agressões que este recurso natural está sofrendo. Há anos este rio vem sendo utilizado como despejo de esgotos residenciais e comerciais, bem como tendo suas margens e matas ciliares devastadas e suprimidas. Agressões como construções irregulares, desvio de curso, tubulamentos irregulares e insuficientes, açoriamento, alvo de depósito de lixo entre outras inúmeras agressões tem sido constatadas no local. A consequência dessas ações, algumas criminosas, estão se avolumando ano a ano, e sendo sentidas por todos como enchentes ou secas, cheiro insuportável águas impossíveis de serem utilizadas para lazer ou mesmo como atração turística e também com a supressão de vida.

Local onde aconteceu o evento educativo


O Rio Itajuba foi um berçário natural como muitos rios da região, pois possui em suas margens áreas de mangue onde originalmente se reproduziam espécies fluviais e marinhas visto que sua foz anteriormente natural permitia a entrada de espécies marinhas para a reprodução. Com ações desastradas como mudança do posicionamento da foz despejo de efluentes servidos e até o fechamento das margens com redes de espera, a incidência e quantidade de animais tem diminuído muito e em alguns casos simplesmente extinto.


Trabalhos realizados pelos alunos da Escola  Manoel A. de Freitas sobre as águas
Com esta ação inicial "O Rio Itajuba Pede Socorro", o VF deu início a uma série de trabalhos junto a comunidade local no sentido de informar, ensinar e cobrar ações corretas de gestão do curso fluvial. Isto foi transformado em um projeto de recuperação onde foram distribuídos materiais informativos sobre como deve ser feito o cuidado com o rio, bem como no ensinamento e esclarecimento junto à comunidade de que não é caro nem difícil a execução de bons hábitos no cuidado com os rios. Como gatilho deflagrador, foi montado no dia 23 de março de 2013, o evento do qual participaram muitas pessoas preocupadas com a má gestão do rio. Foi feito uma espécie de blitz educativa com farta distribuição de material impresso e também uma significativa coleta de assinaturas num abaixo assinado. Este documento denominado "OS AMIGOS DO RIO ITAJUBA" será incluído na documentação junto com outras, para posterior encaminhamento a autoridades competentes.
Blitz educativa com entrega de materiais sobre o tema água



Durante o dia inteiro, das 9h da manhã às 17h30min da tarde, o VF com seus amigos e colaboradores esteve executando este trabalho voluntário que visa apenas a conservação e limpeza do Rio Itajuba. Neste primeiro ato, mais de 1500 assinaturas foram colhidas, e durante os próximos dias, em parceria com as escolas da cidade, comércios e amigos em geral, esperamos dobrar ou triplicar este número, que mostrará a intensa vontade popular de recuperar este importante rio para a região. Mais ações para a preservação serão deflagradas no correr do tempo e com o engajamento de todos sabemos da enorme capacidade de regeneração deste rio que além de ser uma atração turística e de lazer, poderá em futuro próximo tornar-se como alternativa a captação de água potável para consumo humano, recurso esse cada vez mais escasso e caro.
Comunidade participando na ação de coleta de assinaturas


Coletando assinaturas
Agradecemos a toda a comunidade envolvida que compareceu postando suas assinaturas e especialmente aos inúmeros amigos que nos ajudaram no sucesso deste evento. Não citaremos nomes aqui, pois corremos o risco de esquecer de alguns, mas podem ter a certeza de que todos que se envolvem numa causa justa e nobre nunca serão esquecidos. A mobilização e participação correta de todos com certeza trará bons resultados que irão beneficiar a muitos. Mais ações acontecerão em breve e serão comunicadas a todos. Muito obrigado a vocês, AMIGOS DO RIO ITAJUBA!!
Camiseta alusiva do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário