foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

sábado, 2 de março de 2013

Isso não é polêmica é crítica construtiva


Nesta semana que passou decidí enviar uma carta ao Jornal Folha Parati, periódico impresso aqui da cidade de Barra Velha. O que me surpreendeu foi a repercussão que este simples artigo causou. Não objetivei atingir pessoalmente nenhum parlamentar, mas apenas que esse artigo pudesse servir de alerta para que nossos parlamentares, sejam municipais, estaduais ou federais sejam claros e objetivos nas suas colocações e atitudes. Afinal eles foram eleitos por todos e representam os anseios da população.


                          Coluna do Leitor – Folha Parati – fevereiro 2013-02-26
Como muitos sabem sou um dos frequentadores assíduos das sessões da Câmara dos Vereadores de Barra Velha há muitos anos, e assisti a todas as sessões desde o começo desta nova legislatura que iniciou  em 15 de janeiro deste ano.
Nesta última semana alguns fatos chamaram a atenção dos presentes e ouvintes das sessões, e entre eles destacam-se a falta de pontualidade e assiduidade de alguns parlamentares. Nossa Câmara Municipal, segundo o regimento interno, deve ter no mínimo seis sessões ordinárias agendadas mensalmente. Isso perfaz quase duas sessões semanais mínimas com duração média de uma a uma hora e meia por sessão, com expediente nas terças e quintas-feiras com horário a iniciar às 18h30min. Será que é tão difícil aos senhores edis comparecerem pelo menos duas vezes por semana em plenário para exporem suas indicações e debaterem as solicitações dos seus eleitores e elaborarem os devidos projetos de leis?
Alguns vereadores tem se esmerado na pontualidade e assiduidade, enquanto outros tratam seus mandatos como querem. Só para lembrar, o vereador é o porta-voz e representante da comunidade que o elegeu e tem por obrigação sempre estar representando bem a população, chova ou faça sol! Deve estar em todas as sessões e de preferência chegar com antecedência a elas para poder conversar com a população que foi até aquela casa de leis para fazer sua reivindicação. Eles não estão fazendo um favor, eles são pagos para isso e devem satisfação a todo o cidadão quando algo relevante à cidade lhes é solicitado. Pontualidade e assiduidade não fazem um bom vereador, mas já é um bom começo.
Outra coisa que chama a atenção dos presentes ouvintes é a qualidade gramática e linguística de alguns dos nossos vereadores. Ninguém está exigindo que nossos representantes falem com elevada erudição, até porque muitas pessoas menos letradas não conseguiriam entender, mas o que se pede dos nossos representantes é o mínimo do cumprimento das regras gramaticais mais básicas, como utilização correta do plural e a não “invenção” de novas palavras como “seje” (o correto é seja) ou “teje” (o correto é esteja). Outra agressão a língua portuguesa muito ouvida é o   “vai não vim” , que pode simplesmente ser substituída por “não virá”! Outra “pérola” ouvida foi “ aligeirar” provavelmente querendo que algo se resolva de forma mais rápida. O que dizer de “impressar” ou “empremer” querendo se referir ao ato de imprimir um documento?  Vai aí uma sugestão: Se algum edil tem alguma dificuldade numa fala de improviso, que ele escreva e leia com cuidado para que todos possam entender com clareza o que está sendo discutido em plenário. Não precisa ser de difícil compreensão, o importante é a clareza das ideias e palavras. Se eles são nossos representantes, que ao menos nos representem bem.
Para encerrar, tenho ouvido em sessões da Câmara Municipal diversos vereadores sugerindo ao Poder Executivo que tome algumas medidas e também pedindo que a população faça estas solicitações. Eles que foram eleitos para isso e detém este poder tem esta obrigação e não a população. Já que se candidataram a esta função, cumpram-na com zelo e responsabilidade. Devem sim ouvir os cidadãos e retransmitir com fidelidade as solicitações públicas. Também temos visto alguns vereadores algo despreparados na função, como elaboração de indicações e projetos de leis. Não saber como, ou então elaborar projetos e indicações vazias e desnecessárias é pura perda de tempo. Atualizar-se e aprofundar-se na administração pública e suas responsabilidades é de suma importância para quem almejou e conseguiu seu objetivo de ser eleito. Apenas palavras e elogios a amigos e ouvintes pouca efetividade tem para que uma cidade que quer desenvolver-se adequadamente, da mesma forma que críticas e comentários perniciosos. Eu e a população de nossa cidade temos a esperança de ver melhoras significativas daqui para frente. Vamos trabalhar pela cidade de forma concreta e correta. A população de Barra Velha agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário