foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

CRIME BÁRBARO ACONTECE NA CIDADE!

Amigo que viu essa "manchete"!!!   Sinto muito te atrair para este texto sob essa chamada: apesar de ser a mais pura verdade, pois estamos " matando" a honestidade. O título original é:

                                       É VERGONHA SER HONESTO ?

Abra o jornal, ligue a TV para assistir ao noticiário, ouça o rádio para acompanhar as notícias de nossa cidade. O que você nota em todos os casos?  Sempre, repito, sempre, destacam-se as notícias de crimes, roubos, falcatruas, corrupções...   
Por quê?  Será que ser errado é motivo para aparecer na mídia?  Será que para alguém se destacar tem que cometer algo ilícito?  Deve ser porque isso vende mais e causa mais comoção e discussão!!!  Com certeza, nada há de bom a ser valorizado e por isso vamos todos fazer e divulgar o ruim!!
É revoltante a condição do ser humano em supervalorizar e aumentar as coisas ruins apenas para chamar a atenção!!  Pior, enquanto há boas ações e atitudes acontecendo pouco, quase nada, é divulgado!! Quando algo é divulgado, parece que foi um feito extraordinário. Tome-se como exemplo o recente caso do casal de "sem-teto" que encontrou uma sacola com R$ 20 mil e devolveu aos legítimos donos!

Meus amigos: honestidade e correção são, sim, virtudes, mas não podem nunca ser pontuais e esporádicas, como até então são citadas! Por que ser honesto é visto como ser "trouxa" ou "otário"?  No caso acima, do dinheiro devolvido, muitas pessoas afirmaram que são honestas, mas se achassem o dinheiro ficariam com ele, pois achado não é roubado!!  Quer dizer que honestidade é boa, mas apenas se estou bem de vida! Se precisar ou estiver endividado posso ser desonesto, pois tenho uma justificativa!  A que ponto chegamos, aceitar o errado e pior, acreditar que estamos certos!? A inversão dos fatos é péssima  e inaceitável!!  Repugnante!!

Uma outra coisa que chama a atenção é o grande medo e relutância das pessoas de bem em emitirem suas opiniões. Ouço conversas todos os dias sobre como boas ações podem ser executadas, mas nas mesmas conversas as pessoas têm medo de falar abertamente sobre o tema ou de denunciarem o errado com medo de represálias.  Estamos vivendo uma época muito estranha, onde a sociedade olha com desconfiança uma pessoa ou grupo fazendo boas ações sem nada pedir em troca. São vistos com suspeição, pois já perdemos a inocência em acreditar na honestidade. Te olham com desconfiança quando você faz algo de positivo e não pede favores e vantagens pessoais. Falar e fazer publicamente algo de bem coletivo sem contrapartida é mal visto porque nós, seres humanos, somos ruins ou nos tornamos ruins? O desonesto que quer levar vantagem é visto como esperto e "ligado"!

Amigo leitor, que me acompanha, vou gritar a todos aqui:  
SER HONESTO É BOM E FAZ BEM A TODA SOCIEDADE!!!   Nunca duvide disso!   
Por mais estranho que possa parecer, existem pessoas honestas ao nosso redor e no fundo todos gostariam de ser assim, mas é quase humanamente impossível resistir ao assédio da futilidade, da intriga e do mal falar. 
Chega de ser "esperto" e querer levar sempre vantagens pessoais. Por este motivo que sua cidade e seu país tem a (má) fama que todos já sabem. Se você não mudar agora, pode ser tarde demais depois. Pense nisso!

Acredite que têm pessoas que querem fazer o certo e honesto, apenas precisam se unir para fazê-lo!

  
            EU TENHO COMPROMISSO COM BARRA VELHA!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

POR QUE SER VEREADOR?

Muitos amigos e conhecidos tem me perguntado o por que decidi tentar uma vaga na Câmara Municipal de Barra Velha. É uma dúvida recorrente, pois essas pessoas sabem como sempre me posicionei em relação à condução das mais diversas políticas do nosso país. Acontece que todos somos políticos por excelência, e às vezes, nem nos damos conta disso. Nosso dia a dia é repleto de ações políticas nas quais tomamos decisões que afetam diversas pessoas que nos rodeiam. Com o passar do tempo vamos ampliando naturalmente essas ações e isso acabou me levando a decidir por uma ação política pública mais abrangente.

Logo quando me mudei definitivamente para Barra Velha, minha esposa e eu resolvemos participar da Associação do bairro onde moramos, pois já estávamos vendo uma grande demanda por soluções de problemas na região. Assim, naturalmente e de forma voluntária, demos continuidade e  iniciamos projetos e ações que viessem de encontro às necessidades mais prementes da população. As necessidades são muitas, e às vezes as ações executadas parecem quase desaparecer dentro de um mar de coisas a fazer. Poucas pessoas se dispõe a colaborar e se comprometer, apesar de saberem que são extremamente úteis a toda uma coletividade.

Discursando durante a manifestação " CORRUPÇÃO NUNCA MAIS"
Dentro da Associação, muito se fez e muito há a fazer, mas temos visto na prática que ações beneficentes desse quilate são pouco valorizadas pelos poderes públicos, sofrendo uma série de restrições ou barreiras, pelos mais variados motivos. Muitos projetos não são levados à sério, simplesmente pelo fato de não terem sido encaminhados pelas vias tradicionais. Outros são desprezados por não terem sido idealizados por algum político então empossado, simples assim. Outros, assim, são simplesmente engavetados e esquecidos para sempre. Tudo isso tem nos levado a uma sensação de frustração muito grande, pois as necessidades se amontoam na nossa frente e não há vontade política de se resolver estas demandas. Assim, dentro da própria associação sentiu-se que era preciso uma inserção mais direta e nada mais direto do que poder fazer ações públicas comunitárias do bem, participando da elaboração de leis e fiscalizando a correta aplicação de recursos públicos em necessidades que a população tanto deseja e precisa. A opção de ser vereador partiu desse entendimento coletivo, de uma forma bem natural.

Ser vereador é a função política pública mais importante que existe, pois é a política de atendimento as necessidades coletivas que se vê todos os dias na nossa frente. É o vereador quem ouve as solicitações dos seus vizinhos e moradores do bairro e vê o que é mais importante para melhorar e facilitar a vida de todos que o cercam. O vereador sempre deve ter a certeza de que tudo que faz é pelo bem do bairro e cidade e nunca em atos isolados e pessoais. A pessoalidade não combina com a atuação de um cargo público, pois todos os cargos públicos são diretamente subordinados à população pagadora de impostos e alvos naturais das demandas mais importantes à coletividade.

Vereador não está aí para arrumar empregos para amigos, resolver questões pessoais e profissionais de particulares e, muito menos, para ficar bancando financeiramente nenhuma solicitação pessoal de qualquer espécie.
O vereador deve fiscalizar o cumprimento das leis e normas municipais e ações do Poder Executivo Municipal, fazer leis que sejam importantes para o município e, principalmente, representar com transparência e isenção os munícipes que o elejeram como seu legítimo representante! O vereador é a voz do povo!
Sem uma boa Câmara de Vereadores, nenhuma cidade tem boa administração.

Com o diploma do Curso de Vereador
Participei do Curso de Vereadores promovido pela AVEVI-Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu em convênio com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, e considero de vital importância estar habilitado e informado para exercer todo e qualquer cargo ou mandato público. Coloquei meu nome a ser vereador, pois acredito que com propostas sérias, transparência e correção é possível fazer um bom trabalho pela minha cidade.
MARCOS JUNGHANS
23.456
                                                COMPROMISSO COM  BARRA VELHA

terça-feira, 10 de julho de 2012

O QUE ACONTECE ANTES DAS ELEIÇÕES!!

Meus amigos de todos lugares, por onde passei e ainda pretendo passar. Estou escrevendo este texto com uma sensação de desapontamento e incredulidade!
Estamos a pouco menos de 90 dias -3 meses das próximas eleições. Todos que me conhecem sabem que eu sempre fui extremamente repulsivo à política partidária e a politicagem, visto o que se apresenta há anos no nosso país!
Digo isso porque a política partidária exercida não é o que se espera para o progresso e engrandecimento de uma nação. Não sou eu que assim o afirma, mas todos os atos diários reportados pelo país, praticados pelos nossos políticos. Neste ano, decidi, após muito refletir, que deveria ingressar nessa verdadeira guerra onde escrúpulos são esquecidos, dignidade é apenas uma palavra e lealdade e amizade não existem!

Por quê??  Porque eu, insignificante como sou, deveria participar dessa guerra onde se esquece que somos apenas seres humanos e não deuses? Achava eu que com o meu ingresso nessa verdadeira Babel, iria conseguir modificar algo!?  NÃO!!  Claro que não!! Posso ser ingênuo, mas nunca burro!! 
Então por quê?  Porque algo deve ser feito urgentemente!  Não politicamente, mas moralmente,  pois é de surpreender as atitudes tomadas por pessoas, até então, declaradas amigas. Amigas ??  Risque essa palavra do vocabulário político partidário.

A verdadeira democracia deveria ser exercida de forma apartidária e independente.
Afirmo isso, pois agora, como candidato a vereador nas próximas eleições municipais, sem nunca ter participado de nenhum pleito, vejo que as amizades são em sua grande maioria apenas por interesse pessoal, partidário e de pequenos grupos dominantes deixando uma imensa quantidade de pessoas à margem das conversas! O público é deixado de lado em prol de conchavos e acertos ao pé do ouvido, sempre procurando benefícios e vantagens para alcançar o poder.

Ah, O Poder!!  Essa droga que acostuma, escraviza e vicia. Faz você esquecer suas ideologias, amigos, vontades!!  NÃO PARA MIM!!   Não mudei e não vou mudar, pois tenho a capacidade de enxergar o certo e o errado, sempre!  Tenho a firme convicção de que há a possibilidade de conseguirmos mudar o rumo da história e dos fatos. Basta acreditar e agir. Isso me levou a atitude de tentar uma vaga no Legislativo Municipal de Barra Velha. Acredito no potencial do ser humano e na minha cidade, a minha dúvida é: Quantos, além de mim, comungam com essa ideia ?

Tenho sofrido ataques através da imprensa, blogs, etc., cobrando meu posicionamento. Vejam bem não são ataques a minhas atitudes ou ações, mas a de outras pessoas que estão ao meu lado, desta forma tentando me atingir e desacreditar. Com certeza deve ser porque são contrários ao meu posicionamento de transparência e cobrança de posturas corretas. Devo estar incomodando muita gente!!  E pior, muitas vezes são ataques vindo de até então "amigos"!  Amigos? Quais são esses que deixam tudo pela sede de poder?  Onde está o profissionalismo, a  retidão  e a amizade quando se deixa de lado a honra e honestidade em busca de, passando sobre tudo e todos, alcançar o poder?

Afirmo categoricamente que a boa política é sempre visando o bem coletivo, e esse é o meu Norte. Falem, gritem, caluniem, mas é nisso que acredito. Entrei para a política não pelo poder ou dinheiro, mas sim pela certeza de que os espaços vagos deixados por pessoas de bem, com certeza serão ocupados por outros não tão bem intencionados. Não acreditem em coisas que dizem que fiz vindas de bocas alheias, perguntem diretamente a mim e eu responderei, sem hesitar. Agora vejo com clareza que em poucos posso confiar.

Vim para ocupar o meu espaço fazendo o que sei que é certo para muita gente. Não pretendo fazer nada sozinho, mas conto com sugestões, ajuda e conselhos de alguns que sabem também o que é certo. Juntos, unidos por um ideal positivo já se permite uma certa esperança em dias melhores.  Conto com todos que, acreditando e votando em mim, possamos fazer a diferença.

Não acredite em falsas promessas, falsas palavras atiradas ao vento!  Acredite em trabalho honesto, bons princípios e atitudes e, principalmente, acredite em você mesmo!!

Mais do que nunca, sou candidato a vereador pela cidade de Barra Velha: meu nome é MARCOS ANDREAS JUNGHANS e meu número é 23.456 e preciso do seu voto para podermos mudar para melhor!! 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A MUDANÇA É AGORA!! Está Chegando a Hora


    Sempre se fala em desenvolvimento, criação de empregos, mais segurança, melhores escolas, mais e melhores postos de saúde e hospitais, e por aí vai!

       Tudo isso são ações de criação, transformação e  mudança e, veja bem, sempre para melhor! Você nunca vai ver alguém pedindo para que uma escola ou hospital fiquem do mesmo jeito ou pior, que sejam demolidos. Isso mostra a nossa enorme vontade de crescer e nos desenvolvermos. Isso é do ser humano! Buscar transformações que tornem nossas vidas melhores é indispensável para nosso próprio desenvolvimento, tanto interior, quanto exterior.

           Nossa cidade e país passa por momentos de enorme transformação. Nunca se viu tantas denúncias de corrupção, maracutaias, desrespeito e outras piores.  Isso é bom?   É, sim!!  Pois até então isso sempre aconteceu, mas passava desapercebido e oculto por diversos motivos. Hoje, não! Em questão de dias, as vezes horas, já se sabe o que aconteceu de certo ou errado, e , melhor, as pessoas estão tomando consciência dos fatos e alertando a todos que estão a sua volta.
         Barra Velha não podia ficar de fora de denúncias, acusações de diversos lados, um verdadeiro tiroteio verbal e jurídico!  Isso é bom?  Em parte, sim, pois demonstra que estamos amadurecendo e conseguindo romper barreiras e expor as feridas!  Outra parte, é ruim, pois muitos veem isso como um péssimo exemplo e que cria falta de credibilidade para futuras ações. Eu vejo como um aprendizado do qual não podemos nos furtar se quisermos enxergar um futuro promissor.


        Meus amigos, Barra Velha não é melhor nem pior que qualquer outra cidade do país ou no mundo!! Ou alguém tem a ilusão que coisas ruins só acontecem aqui? É so ver nas notícias nacionais e internacionais. Vamos deixar uma coisa bem clara:  todos seres humanos podem errar ou acertar! Isso é normal para qualquer um!! O que nossa cidade precisa é errar menos e acertar mais, tirando lições do passado! Não adianta ficarmos discutindo quem errou, mas sim o que errou, para nunca mais repeti-lo! Mudanças têm de acontecer urgentemente, pois o tempo passa e estamos ficando para trás. Vamos, então, começar as mudanças em nós mesmos e ver, com serenidade, que se nós quisermos um belo futuro, ele poderá acontecer na nossa cidade.

        Esse futuro depende apenas de nós mesmos!  Não depende de chefes, comandantes, dirigentes, reis, presidentes ou até de governadores e prefeitos.  Nós todos como verdadeiros cidadãos, somos quem governamos nossos atos. Não adianta pôr a culpa dos erros em outras pessoas. Com certeza, se há erros, grande parte deles aconteceu por nossa culpa, seja por agir errado ou aceitar o errado sem tentar corrigir se omitindo e achando desculpas, ou ainda pior, acusando outra pessoa.
  
         Novas eleições se aproximam e esta é uma das mais importantes ações transformadoras de nossa civilização. Agir corretamente AGORA com toda a certeza vai trazer enormes benefícios para TODOS amanhã!  Não pense em levar alguma vantagem pessoal agora. Muitos já tentaram e continuam com os mesmos problemas de antes. Pense em ser útil para todos que te rodeiam e com boas ações e ideias TODOS serão beneficiados, inclusive você mesmo, individualmente. SEJA CIDADÃO, no verdadeiro sentido da palavra, participando, criticando, elogiando e sobretudo, agindo corretamente. Tua consciência e tua cidade agradecem. E eu também!!

         Barra Velha precisa, urgentemente, ficar bonita por dentro, pois por fora já é LINDA!!!


                                            QUE     SEJAMOS    ABENÇOADOS!!!