foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

VOCÊ VIVE NUM CONTO DE FADAS ? OU É ENGANAÇÃO ?

                                     
     Já há muito tempo estamos vivendo crises na nossa cidade e no país. Tempo demais.  Sejam elas institucionais, fiscais, políticas ou morais, não importa, são sempre crises.  Ultimamente elas têm se agravado e reincidido de forma assustadora em frequência e gravidade.  O pior disso é que se tem a impressão de acomodamento e passividade do ser humano diante de fatos de extrema gravidade.
Matias    X      Samir
       Todos somos pagadores de impostos, nas suas mais variadas formas e quantidades, coisa que nos oprime e constrange, pois os mesmos escoam pelos ralos da incompetência ou desleixo dos administradores desses recursos. E o que fazemos?  Assistimos com passividade de um rebanho os mandos e desmandos com promessas falsas  que na sua enorme maioria sabemos que nunca serão cumpridas.

     Sabe por quê? Essa letargia nos dá uma enorme sensação de bem estar e paz, pois temos a falsa impressão de que a responsabilidade pela execução de qualquer atitude positiva não nos cabe e sim aos nossos representantes. Com certeza, é deles a obrigação de bem executar projetos e ações, e a nossa é cobrar e fiscalizar.  Cito aqui um interessante exemplo: em Luanda, na África, no ano de 2010, formaram-se profissionais que concluíram o primeiro curso técnico de Fiscalização de Obras Públicas. Este curso tem como meta de formar especialistas capazes de monitorar, fiscalizar e denunciar obras públicas e privadas, permitindo o correto gerenciamento de recursos.
        Nosso problema é até maior, pois nossos desvios não são apenas financeiros. Temos o maior dos desvios que é o da conduta moral e ética. Graves fatos recentes ocorreram com prefeitos, deputados, senadores e até ministros e ex-presidente do governo federal e tudo é nos relatado com a maior normalidade, como se não soubéssemos que ninguém enriquece do dia para noite de forma honesta.

       Nossos legisladores permitem que a criminalização de atos espúrios e até hediondos tenham que ser aceitos pela sociedade como normais, dando péssimos exemplos a serem seguidos. Aceitamos até perigosos criminosos das mais diversas nacionalidades dando-lhes guarida e até cidadania como se fossem modelos a serem seguidos e imitados!!  Ladrões, estelionatários, políticos corruptos, mesmo quando são detidos, são tratados como super estrelas do cinema com direito a holofotes, advogados caríssimos e famosos e  aparatos de segurança para os proteger!  Proteger? De quem? Onde estamos? Num país de conto de fadas ou estamos sendo enganados?
        Nossa polícia e justiça fazem de conta que prendem os criminosos para logo em seguida soltá-los. Nossos professores, em grande parte por culpa do sistema educacional, fazem de conta que ensinam e os alunos fazem de conta que aprendem, os políticos fazem de conta que legislam e o cidadão finge que cumpre as leis. Os juízes julgam coisas absurdas, como “Habeas Corpus” preventivo,  aberração jurídica que só existe no Brasil!
Quem mais polui e degrada a natureza,nada faz para mudar sua atitude. Esportistas “se esforçam” para superarem recordes e adversários apenas pelo bem do esporte?!?! Fazemos marcha para legalizar o uso da maconha, mas não conseguimos fazer uma passeata para deter o aumento abusivo de preços, o pagamento extorsivo de impostos! Muitos maus exemplos podem ser citados aqui, mas nesse entremeio a corrupção, impunidade, má vontade, preguiça e clientelismo imperam e quase se têm a impressão que são puras verdades, fazendo que toda uma população aceite tudo bovinamente!
Pagamos planos de saúde particulares aviltantes sem ter, nem exigir, que os sistemas públicos funcionem!  Pagamos fortunas para nos proteger contratando seguranças, instalando câmeras sofisticadas, grades altas nas casas, mesmo sabendo que segurança é de responsabilidade do estado. Salários milionários são pagos a pessoas que não os merecem, enquanto quem literalmente se mata de trabalhar tem que se contentar com pagamentos irrisórios e ridículos, como se, por exemplo, o trabalho de um lixeiro não fosse importante! Experimente ficar um mês sem coleta de lixo!!
É isso o que queremos para nosso presente e futuro? Um mundo onde a má esperteza e falso oportunismo estão produzindo seres completamente alheios a tudo que o circunda. Não seria melhor que todos fizessem sua parte, agindo, ajudando, corrigindo e ensinando a grande diferença entre o certo e o errado. O ser humano  desde quando nasce sabe esta diferença, mas com o passar do tempo e seus egoístas interesses pessoais esquece ou é mal encaminhado para o mundo de culto ao ter e não ao ser.  É um mundo onde impera o ato de sempre levar alguma vantagem, não importando se alguém será prejudicado na ação.  É o nosso mundo, infelizmente!  Faça algo  egoísta: seja bom, ético, correto, justo e moral para você mesmo, assim você sem querer vai conseguir transformar todos a sua volta.  

         PARE de viver num conto de fadas!! Não se deixe enganar, faça e dê bons exemplos de atitudes positivas, estude, trabalhe e engaje-se com o certo e correto e tenha uma boa vida, simplesmente!

Um comentário:

  1. Os juízes estão sendo comprados no Brasil Marcos. Tudo parece PIZZA. Seu artigo é bem questinador e pertinente como os demais. Parabéns pelo texto. Abração.

    ResponderExcluir