Temos por hábito sempre empurrar a responsabilidade dos acontecimentos para coisas que acontecem sem ao menos parar para pensar um pouco nas nossas afirmações. Há tempos atrás discutiu-se, e ainda se discute, a questão do desarmamento da população. Foi feita uma enorme campanha nacional entre 2003 e 2004 para retirar armas de fogo da população brasileira achando que, com isso, o índice de criminalidade ia baixar. Que nada: além de permanecerem nos mesmos patamares, ainda aumentaram crimes com armas brancas (facas/porretes,etc).
Fala-se muito na questão das drogas, fumo e alcoolismo (drogas lícitas). Campanhas são feitas para esclarecer a população, mas assim como programas de redução de acidentes de trânsito, essas campanhas também não surtem nenhum efeito! Por quê? Porque ninguém assume a sua responsabilidade nos problemas citados. Todos acham que os índices devem ser combatidos e diminuídos por projetos e programas governamentais. Onde está a responsabilidade de cada pessoa nesse processo? Esses índices alarmantes de crimes, acidentes de trânsito, consumo de substâncias proibidas, destruições de patrimônio natural e particular, entre muitas outras ocorrências, são nossa responsabilidade e de mais ninguém.
Ninguém, além de você, pode ser responsabilizado por um atropelamento, uma bebedeira, um assassinato, uma queimada ou outra coisa qualquer. Pare de querer achar um "bode expiatório" para os seus atos irresponsáveis!!! Uma arma de fogo não dispara sozinha, assim como um carro não anda sozinho, um fósforo não queima sozinho ou uma árvore não se corta sozinha e não é a bebida que embebeda, mas sim a irresponsabilidade de quem bebeu demais!! Todos são atos que nós praticamos de forma irresponsável, sem pensar nas consequências, e depois queremos empurrar a culpa para cima de outra responsabilidade impossível.
Há pouco tempo atrás, no episódio da menina atropelada por um Jet Ski no litoral de São Paulo, chegou-se ao cúmulo de culpar o prório Jet Ski de ter matado a garotinha Grazielly, de 3 anos, que estava na beira da praia se divertindo, só porque podia ter algum defeito no equipamento. Chegamos ao cúmulo do ridículo querendo culpar coisas para eximirmos nossa responsabilidade nos nossos atos estúpidos e impensados!!
CHEGA DE SER FALSO INGÊNUO!! O ser humano sempre se destacou do resto dos seres vivos pela sua enorme capacidade de pensar e articular, capacidade essa que continua sendo muito usada, só que com outros propósitos e não a de assumir o seu papel de norteador e formador de boas opiniões e atitudes. Estamos vivendo uma época involutiva, na qual, ao invés de estarmos progredindo social, cultural, moral e economicamente, perdemos tempo e energia só fazendo coisas reprováveis que nos fazem perder tempo e ânimo para enfrentar o dia a dia.
Evolução humana??? |
Pertinente seu texto Marcos. Somos os responsáveis pelo nossos pensamentos, nossas falas e nossas ações, nem sempre isso está em alinhamento, daí nosso desiquilíbrio em muita coisa. Cada um está naquilo que é chamado diz minha mulher, a Maeles. Penso que vivemos na idade moderna regressiva, na involução de nossa capacidade de fraternidade. Nosso egoísmo nos traiu, a globalização não passa de bobalização. O mercado, a mídia a propaganda vem conquistando pessoas e cabeças mais superficiais. O mundo é o reflexo de nós. O estado natural do bom selvagem já era e o bom moderno mata, engana e rouba... "Cada um com seus problemas" dizia meu ex vizinho que foi transferido para o RS. Mano, seu texto são gritos, são porrada na cara da mediocridade. Enfim, vale le-lo e re-lo para nos indentificarmos com nossos erros e refletirmos onde temos que mudar.
ResponderExcluirAbraço a você, Mari e o meninos.
Muita luz e saúde.
Boa sorte para vocês em tudo!!!