foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Rio Itajuba - Atração ou Repulsão?


Como muitos já sabem, no Bairro de Itajuba, em Barra Velha, há um rio que empresta o seu nome ao bairro. Há muitos anos atrás o Rio Itajuba era um belo rio onde todos, e em especial as crianças, aproveitavam suas plácidas águas para se banharem e se divertirem, principalmente na temporada de calor.

Com o passar dos anos, o crescimento habitacional e populacional, muitas casas foram construídas no bairro e infelizmente muitas de forma irregular, às margens dos rios Itajuba e Barreirinha, seu principal afluente. Da mesma forma irregular, muitas dessas habitações ocupadas por turistas e moradores efetivos, iniciaram o lançamento de dejetos e esgotos sanitários dentro dos rios antes tão atrativos e limpos. Somando-se a isso, empreendimentos comerciais como peixarias, salgas e granjas instalaram-se nas imediações das margens e também lançaram seus efluentes dentro dos rios, como se ele fosse uma extensão do esgoto produzido.

Campanha de conscientização pelo Rio Itajuba


Assim, com o tempo passando e sem nenhuma fiscalização e muito menos conscientização de toda uma população, lentamente o tão admirado rio foi morrendo! As suas principais nascentes localizadas do outro lado da BR 101 já não existem mais! Hoje o fluxo do rio diminuiu em mais de 40%, pois a "água" atual que corre no seu leito é proveniente principalmente de drenagem de terrenos, da chuva e dos esgotos lançados no seu leito. Triste fim para um antigo e belo cartão postal que vai se acabando por desleixo e falta de cuidado de toda uma população. Quem não se lembra dos belos robalos pescados perto de onde hoje se encontra a ponte sobre a Rua João Fernandes da Costa, ou mesmo da primeira "pinguela" feita pelo "seu Waldir"! Pois bem, hoje nenhum peixe mais ali se pesca e o fedor emanado pelas suas águas fétidas poucas pessoas atrai!
Ponte (tubulação) Rua João Fernandes da Costa
Parece que com o passar do tempo as pessoas se esquecem do que é bom e em nome do "conforto" destroem tudo que está a sua volta para logo em seguida começarem a reclamar providências das autoridades, providências essas que todos deveríamos ter no nosso dia a dia. Cuidar do que é nosso é mais fácil do que reconstruir o que destruímos. Prevenir é sempre melhor do que remediar, mas já estamos em fase terminal e agora precisamos experimentar um remédio muito amargo se ainda quisermos recuperar um pouco dos bons tempos de antigamente. A população deve urgentemente repensar seus métodos destrutivos e as autoridades devem também urgentemente aplicar pesadas sanções em quem não cuida do seu meio ambiente. O meio ambiente é de todos e todos devem por ele zelar!
Águas do Rio Itajuba

Peixe morto pela poluição


Pessoas se banhando no rio poluído
O nosso rio Itajuba não é mais um rio, é sim uma vala suja cheia de lixo e esgoto onde alguns desavisados, seja por ignorância seja por costume ainda tem a coragem de nele se banhar. Ah se todos soubessem das inúmeras doenças de pele causadas por água contaminada, nem falando de hepatite, leptospirose e leishmaniose!! O que realmente doí na alma é ver as autoridades sanitárias de nossa cidade se abstendo de qualquer atitude e a órgão que cuida do meio ambiente completamente apático a tudo que acontece. Já informamos e denunciamos por inúmeras vezes os crimes ambientais produzidos pelos ribeirinhos do rio Itajuba, mas as palavras e os documentos, bem como as fotografias, vão se perdendo no tempo. Uma pena, pois é um tempo que nunca mais iremos recuperar, movidos pela ignorância e egoismo!!
Pescador navegando na poluição.
Trator abrindo a "boca " da barra do Rio Itajuba -  pouca água
Pobre Itajuba, pobre população que faz de conta que não sabe que está morrendo!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário