foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

BRASIL - Onde foi que você errou?


Passou o mês de setembro, outubro e lá se vai novembro. São meses onde acontecem diversos feriados nacionais no nosso país. Você já se perguntou que feriados são esses ou para você é importante para poder descansar e "aproveitar" o feriado?
Afinal para que serve o dia 7 de setembro? O que foi que aconteceu nessa data? O que falar de 15 de novembro e 19 de novembro ou então do dia 21 de setembro ou até mais lá atrás o dia 19 de abril?
Ah, você nem sabe o que são essas datas! QUE VERGONHA!
Mas pelo menos sabe o que elas representam? Também não? Xíííííííí, a coisa está feia, mesmo!


Temos um país lindo, cheio de belezas naturais, povo alegre e hospitaleiro, mas completamente alienado às coisas realmente importantes. O brasileiro tem o hábito de cultuar desnecessidades esquecendo-se da essência do porquê e como  algumas datas existem e foram criadas. Só relembrando: 19 de abril é Dia do Índio. 21 de setembro é Dia da Árvore. Dia 19 de novembro é Dia da Bandeira, e claro que você lembra dos dias 15 de novembro e 7 de setembro, ou não??
Achar que datas importantes devem ser feriados é uma grande controvérsia, mas de qualquer modo normalmente o feriado deveria servir como momento de reflexão sobre o tema. Infelizmente não é o que acontece, relevando-se a reflexão ao esquecimento e priorizando a folga, lazer e o ócio. Veja bem, não sou contra o descanso justo e merecido, mas sim, pelo total esquecimento do motivador dele, que é a data importante para nosso país.

Polemiza-se, atualmente, a inclusão do Dia da Consciência Negra no calendário de feriados. Sou contra!! Pronto: polêmica à vista! Sabe por quê? Por que temos que lembrar da "Consciência Negra"? O que é consciência negra? É para lembrar que temos uma consciência e que ela é negra? É ficar lembrando que somos todos negros? Ops, mais polêmica: "afro-descendentes"! Então, por que não temos o Dia da Consciência Índia? Ou então da Consciência Italiana, visto que os italianos colonizaram nosso país de forma pungente e nos apresentaram a essa maravilhosa culinária e a indispensável pizza!!
 Volto sempre a repetir que não existe "raça negra" ou "raça branca" ou amarela ou vermelha ou verde! Somos todos "raça humana"!! Como humanos, estamos esquecendo de nossa essência e simplesmente esquecendo nossas prioridades que são as árvores, a natureza e nosso país, como um todo. Não adianta festejar raça nenhuma se o Brasil esquece de quem realmente é e como foi formado e porque existe!

No dia 4 de outubro você não comemorou nada, não é mesmo? É Dia Internacional da Natureza e você nem lembrou por que não teve folga e não foi feriado, não é mesmo? Se não houvesse natureza não haveria Dia da Consciência Negra, Dia da Independência ou outro dia qualquer!
Só para lembrar a você, amigo leitor, o índio é o único representante verdadeiramente brasileiro! Nós todos, os outros, brancos, amarelos, negros,... somos turistas que para cá viemos e acabamos ficando! Destruímos a terra mãe que tão bem nos recebeu e de quebra ainda matamos os donos do lugar! Isso sim que é cidadania e humanidade!?!
Então, VAMOS PARAR DE SER HIPÓCRITAS e encarar o descaso com que estamos tratando as coisas realmente importantes no Brasil. Sem natureza não teríamos nenhum país para viver! Sem um "descobrimento", sem independência, sem república e sem bandeira nem seríamos um país para podermos festejar carnaval, Dia da Padroeira, Dia do Funcionário Público, Dia de Qualquer Coisa! O respeito ao nosso Brasil começa com respeito aos símbolos que ele tem como bandeiras, hinos e leis,  mas principalmente, em atitudes onde mostramos nosso amor por essa terra tão abençoada.
Respeito este que nos falta cotidianamente quando esquecemos da natureza, da raça humana e principalmente de porque e como aqui chegamos. Esquecemos de respeitar nosso vizinho, nossos rios, nossos mares, nossas leis, mas esquecemos principalmente de respeitar a nós mesmos quando segregamos, distinguimos ou nos separamos em classes, raças, etnias, religiões ou políticas! Esquecemos todos que somos apenas humanos, passageiros nesse tempo e lugar que tão bem nos acolheu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário