foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

sábado, 3 de novembro de 2012

O VERÃO ESTÁ CHEGANDO-FAÇA SUA PARTE!



Dias mais longos, noites mais quentes, muito sol, praia cheia nos finais de semana!  Sinais de início de temporada, o verão está chegando! Barra Velha é uma cidade de veraneio e turismo por excelência, há muitos anos e neste ano não será diferente. O que já é diferente há algum tempo é a pouca estrutura que é oferecida tanto para moradores quanto para turistas, e isso vem se agravando a cada ano. Nossa cidade parou no tempo quanto ao quesito qualidade e variedade. Enquanto nossos vizinhos se empenham para receber bem o maior gerador de renda e empregos que é o turista, Barra Velha pouco oferece a quem vem nos visitar.


Cada ano que passa, os problemas se repetem, e nada se faz para mudar isso. Problemas com abastecimento de água, falta de saneamento básico, coleta de lixo ineficiente, desordens, barulho, arruaças, policiamento deficiente, falta de opções de lazer, pontos turísticos esquecidos e mal cuidados, e por aí vai. Fora nossas praias, que são 7 ( Península, Central, Tabuleiro, Sol, Pedras Brancas/Negras, Grant e Cerro) e nenhuma delas possui a infraestrutura mínima para bem receber as pessoas que vem frequentá-las. Onde está a acessibilidade com rampas e passarelas, quiosques ecologicamente corretos, banheiros públicos, chuveiros, local adequado para estacionamento dos veículos, coleta do lixo e limpeza da areia já que os frequentadores deixam suas sujeiras todas espalhadas!

A praia é o local mais democrático que existe, pois o mar e a areia podem ser usados por qualquer um desde o mais pobre até o mais afortunado, todos iguais perante o que está aí! A diferença entre uma boa praia e uma ruim é muitas vezes determinado pelo ser humano. Não adianta a praia ser linda e estar imunda, contaminada sem segurança e sem infraestrutura. Tudo isso deve ser providenciado pelo poder público que da praia se utiliza para atrair gente para morar e para lazer. Cidades que cuidam bem de sua estrutura básica de serviços e atrações sempre são bem lembradas e bem frequentadas, coisa que de tempos para cá cada vez menos acontece.

Nossos comerciantes cada vez mais reclamam que as temporadas são mais curtas e menos rentáveis. Em boa parte é culpa deles mesmos que recebem mal o turista, seja por falta de opções, seja pelas poucas opções caras e de má qualidade. Nada se oferece para o turismo da 3ª idade, nada se oferece para as crianças e jovens. Com poucas coisas a fazer, muitos vem aqui apenas uma vez e não voltam mais. Comerciantes, lojistas, restaurantes e hotéis que  majoram preços nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro não são inteligentes, pois isso faz com que a temporada fique mais curta. Alimentos, vestuário e outras necessidades podem e são adquiridas e trazidas pelos nossos visitantes das suas cidades de origem, pelo simples fato de que lá são mais baratas.

Turismo receptivo de qualidade é urgente e indispensável para que nossa Barra Velha volte a crescer e volte a ser aquela cidade que há anos atrás era referência de praias bonitas e bem frequentadas. O poder público fazendo sua parte em oferecer infraestrutura de primeira como segurança, limpeza, transporte e serviços bem como os comerciantes, hoteleiros e lojistas atendendo bem e não explorando seus frequentadores com preços abusivos, fará com que nossos próximos verões e temporadas sejam lembrados como épocas de descanso, diversão e alegria.  Ah, quase ia esquecendo, o morador e visitante, que respeita os seus vizinhos e semelhantes bem como cuidando de sua praia também é indispensável, mas isso fica para um próximo debate!

Boa temporada e bom verão a todos que amam nossa querida Barra Velha!


Um comentário:

  1. Pertinente seu texto Marcos. Na boa, prefiro Barra Velha sem aqueles que não têm consciência de como deve ser a praia, esta que está no seu texto.

    Braços.

    ResponderExcluir