foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSA SEGURANÇA?


Não é de agora que o tema segurança ou insegurança vem a tona sendo lembrado pelas inúmeras e gravíssimas ocorrências.
De um dia para outro o problema bate as nossas portas. Antes víamos e ouvíamos notícias de acontecimentos em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo... e agora? Como vamos agir quando estamos incluidos no problema e passamos a sentir na pele aquele sentimento de medo e frustração.
Na verdade já era de se esperar que isso viesse a acontecer. A inércia do estado em prover um dos pilares da Constituição Federal ( Artigo 144 ), a Segurança Pública, tem sido constante e recorrente! No próprio texto está escrito: " A Segurança Pública, dever do estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio , através dos seguintes órgãos..."

O texto deste artigo é muito ruim pois diz que é de "direito e responsabilidade de todos" , deixando a entender que nós os cidadãos temos a responsabilidade de prover esta segurança. Acho ótimo, mas como vamos fazer isso se quando defendemos nossas vidas, familias e patrimônios de marginais e delinquentes, acabamos sendo imputados como criminosos e sofrendo os rigores das leis de forma ainda mais severas do que se realmente fossemos infratores?  O estado nos cobra co-participação em oferecer segurança, mas não nos dá as ferramentas necessárias para tal. A falência do bom senso e correção dos poderes instituídos produziu um enorme vazio entre o frio texto da lei e a realidade estampada todos os dias nas manchetes dos jornais.
                                                 
Santa Catarina de repente se vê no meio de acontecimentos gravíssimos relativos a segurança, sem que as autoridades tomem as providências com as devidas proporções para repelir e acabar com as ocorrências. Porque? Queimam-se ônibus, bases policiais são atacadas, policiais são mortos a luz do dia e todos ficamos assistindo passivamente como se tratasse de um filme de ficção!!  Onde está a reação nas devidas proporções. Não, enquanto isso se "investiga" se muito, prende-se alguns poucos "delinquentes" e as autoridades de segurança aparecem em entrevistas declarando que está tudo sob controle! Que piada! O descontrole sobre esse e outros temas públicos é notório e vem de longa data. Nosso país vive de "faz de conta"!! Já escrevi sobre isso anteriormente e repito: O Brasil é um país de faz de conta, e nesse caso da segurança, estamos ficando reféns de nossa própria inércia e falta de atitude.

Controlam-se as armas nas mãos do cidadão de bem achando que com isso a criminalidade vai diminuir! Foi criado o ECA(Estatudo da Criança e do Adolecente) achando que sem limites os jovens e crianças seriam mais bonzinhos. Aplicam-se penas severas contra quem se defendeu em legítima defesa de sí, do seu patrimônio ou de outrem! Com certeza está tudo errado quando se prende um legítimo cumpridor das leis e se beneficia ou criminoso com atenuantes e benevolências achando que ele vai se ressocializar. A culpa é nossa esquanto ficamos contemporizando tudo que vemos na televisão e jornais. Nós produzimos "monstros" dentro de todos os segmentos da sociedade quando agimos mal, votamos mal e principalmente somos maus usando as leis para nos proteger dos nossos atos espúrios e premeditados.

O caos está nas nossas portas! O que você vai fazer a respeito? Se esconder dentro de casa atrás de grades e altos portões não é a solução! A guerra está declarada lá fora e nossas atitudes erradas até agora produziram isso. Cabe a nós mesmos agir urgentemente para reverter esse gravíssimo quadro instituído pela nossa benevolência e condecendência. A sociedade está permeada de pessoas de todos os tipos, e somos nós que escolhemos quem deve nos guiar tal como gado indo para o pasto! O que você quer um pasto verde, gostoso e fresquinho ou um pasto ressecado e espinhoso. Já que somos todos gado, sejamos ao menos gado inteligente! Enquanto tapamos o sol com a peneira achando que está tudo bem, estamos nos enganando e o mal toma conta de nossas vidas e atitudes. Acorde antes que seja tarde! Faça a sua parte, exija, cobre, participe, tome atitude, faça!  Chega de esperar que os outros façam as coisas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário