foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Nossa Limpeza de Praias


Algumas logos do nosso Projeto para Itajuba
A anos atrás, antes mesmo de vir a morar definitivamente em Itajuba, quando vinha para cá nos finais de semana, sempre ficava extremamente incomodado com a situação de abandono e falta de cuidado com nossas praias, em especial as de Itajuba onde sempre morei. O nosso maior problema então era o lixo espalhado nas areias o que sempre me causou estranheza pois desde criança fui ensinado e acostumado a depositá-lo em local adequado. A revolta era e ainda é maior, pois via a "minha" praia sendo sujada por frequentadores nativos e turistas de forma indiscriminada. A poluição das praias não é apenas agressiva ao visual, mas também a saúde tanto de humanos quanto animais, que podem vir a ingerir ou se ferir com objetos lançados sem critério nas praias, rios e mares.
Por esse motivo resolvi junto com minha esposa "criar" uma espécie de Programa de Conscientização chamado " AMIGOS DE ITAJUBA"!   Esse pequeno projeto pessoal consistia em conversar com frequentadores das praias de Itajuba, esclarecendo e divulgando bons hábitos em relação ao seu uso.
Para isso iniciei a impressão de panfletos em casa numa pequena máquina copiadora (xerox) que tinha, com o objetivo de distribuir esses panfletos junto com sacolinhas biodegradáveis que comprei em Curitiba, para os usuários das praias.

Folheto distribuido nas praias
Assim, todos os finais de semana passávamos, eu e minha esposa, pela praia fazendo a distribuição deste material, sendo o trabalho mais intenso sempre na época da temporada.  Paralelamente a distribuição íamos para cima e para baixo nas praias catando lixo alheio e ensacando-o para levar para casa e depositá-lo em local adequado para a coleta, visto que até hoje a empresa coletora não procede esse recolhimento na orla.


Distribuindo panfletos e sacolinhas
 
Isso nos rendeu boas histórias, tanto positivas quanto negativas. Tinha gente que simplesmente se recusava a aceitar o panfleto e sacolinha com a desculpa que não era o "dono" do lixo jogado! Outro dizia que assim tinha "trabalho" para os catadores de lixo! E assim por diante. Claro que sempre tem boas pessoas que de imediato aceitavam e recolhiam tudo em volta e ainda pediam desculpa pela falta de atitude em fazer isso antes, até elogiando nossa iniciativa!  Mas o importante dessas histórias acontecidas a praticamente 10 anos é que com a continuação desse trabalho e seu aprimoramento, hoje a quantidade de lixo jogado em nossas praias já diminuiu consideravelmente, fruto da conscientização de muitos cidadãos!!

Fazendo parte do Dia Mundial de Limpeza das Praias-2010

Com o passar dos anos nos engajamos em outras ações dessa natureza vindo a participar do Programa Mundial de Limpeza das Praias, projeto desenvolvido pela ONG-OCEAN CONSERVANCY. (http://www.oceanconservancy.org/ )
Atualmente essa ONG mundial sediada nos Estados Unidos é nossa parceira em ações de limpeza das praias, fornecendo novas tecnologias, idéias e apoios para que possamos manter nossa cidade costeira mais limpa e despoluída, e sempre quando promovemos um evento dessa natureza, enviamos relatórios descritivos dos procedimentos para as estatísticas mundiais no controle a poluição.

Hoje fazendo parte da ACDI (Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba) com a ajuda e parceria de algumas pessoas e entidades, realizamos também o Projeto Itajuba Limpa Sempre Linda.  Esse projeto brilhantemente idealizado por nossa amiga e parceira Marilise Einsfeldt tem como o próprio nome já diz, manter o bairro e cidade limpos e lindos!
Nesse projeto, atendemos a todas as praias de 4 Itajuba e com uma equipe de quase 100 pessoas, em um dia apenas de limpeza, recolhemos 1.800 kg de lixo de nossa orla marinha.
Esse projeto terá a sua manutenção anual com o apoio da comunidade e engajamento de todos os cidadãos interessados em ter um meio ambiente melhor e mais limpo.


Preenchendo planilha com dados sobre o recolhimento do lixo em Itajuba
 
Nossa equipe de limpeza da Praia do Cerro
Tenho a certeza de que com boas idéias e trabalho é possível resolver diversos problemas que tanto nos incomodam. Junto com amigos e uma sociedade ativa e unida que encare e aceite desafios será muito mais fácil transformar nosso bairro e cidade em um lugar cada dia melhor.  Nada acontece sem tomarmos uma atitude, pois as transformações ocorrem quando há vontade e trabalho!

Um comentário:

  1. É isso aí amigos!!
    Parabéns pela iniciativa,não só este, o mais recente blog de vcs, mas pelo engajamento ao longo de todos esses anos!
    Abraços!
    Marcia

    ResponderExcluir