foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Censura ou Patrulha Ideológica ?

                                       
Já é de conhecimento de todos que na história da humanidade sempre houve de alguma forma a censura. Ela pode acontecer de forma aberta ou velada, de modo que a gente quase não perceba que ela acontece.
Esta forma velada é a mais comum e acontece todos os dias quando queremos falar sobre algo que nos aflige, mas acabamos não falando por medo ou pelas reações de outros que vão ouvir a nossa fala.

Agora a moda de censura mudou! Agora a tática é a seguinte: quando alguém fala ou denuncia algo, o objetivo é desacreditar quem denunciou o fato e não investigar o que foi denunciado! Dessa forma é mais fácil enganar a todos deixando as falcatruas continuando a acontecer e desviando o foco do assunto.
Isso acontece em todos os lugares. Igrejas, associações de bairro, clubes e, claro, na política principalmente.
Desacreditar que está tentando mostrar o erro cometido ficou mais importante do que eliminar o errado! Essa inversão de valores mostra quanto ainda temos que evoluir.

Religião e política são assuntos eternos e sempre atuais e polêmicos. Nunca vai acontecer unanimidade e isso é muito bom! O que infelizmente acontece nesses dois casos é a famosa Patrulha Ideológica. Isso quer dizer o seguinte: não fale sobre nada que não seja do interesse  desse partido político ou dessa religião. Se você falar qualquer coisa diferente com certeza será julgado e massacrado.
Isso se vê todos os dias em todos os lugares. Na nossa cidade não é diferente. Basta você ser "diferente" tendo outra religião, ou não tendo nenhuma, que as observações desfavoráveis aparecem. Se tiver opinião política diferente então aí chovem críticas muitas vezes humilhantes e ridicularizantes. Então dessa forma basta você ser e pensar igual a todo mundo que passa a ser "amiguinho" de todos e viver num mundo de harmonia artificial.


Durante a evolução da humanidade descobriu-se que são as diferentes opiniões e ideias que produziram avanços e mudanças positivas para a civilização. Unanimidade nunca foi sinônimo de correção da mesma forma que o debate e conflito de opiniões sempre produzem aprimoramentos de ideologias.
Todos os dias fazemos política, seja em casa com a família discutindo assuntos corriqueiros, seja no barzinho degustando uma cerveja gelada ou num plenário de uma Câmara Municipal , Estadual ou Federal. O ser humano é político por natureza e isso é bom quando se respeita todas as opiniões divergentes das nossas. Não se pode aceitar o cerceamento ou censura ideológica de nenhuma forma, pois a opinião de cada um é importante e merece ser ouvida e respeitada.

O Patrulhamento Ideológico é a forma mais covarde de censura, pois de forma velada oprime e massifica toda a humanidade. Ideologia não precisa ser apenas política, pode ser sobre alimentação, vestuário, estilo de vida, enfim tudo que escolhemos para sermos. Quantas vezes você amigo leitor já não se pegou discriminando uma religião, uma pessoa diferente ou um acontecimento divulgado na mídia? Pois é, essa discriminação é a tal censura, causada por uma patrulha ideológica espalhada por alguém que não concorda com diferenças. Saber respeitar e ouvir a todos é demonstração de sabedoria. Sabedoria é aprender com as diferenças e usar tudo de bom que essas diferenças possam nos proporcionar.

Quem censura mostra sua fraqueza e medo, pois não consegue lidar com a diferença. Censurar de qualquer forma que seja demonstra a total ignorância sobre o que é certo ou errado. Cercar-se de mentiras é a arma mais utilizada por quem pratica a censura e a tal patrulha ideológica. Quem procede dessa forma não evolui permanecendo no falso conforto  proporcionado por essa mentira. Não repita seus erros, pois dois ou mais erros juntos nunca irão se transformar num acerto. Todos podem errar, mas permanecer e insistir na sua repetição produzem consequências ruins muitas vezes irreversíveis.
Vamos respeitar nossos semelhantes e respeitar todas as diferenças. Ouvir e compartilhar não é ruim. Péssimo mesmo é censurar e disseminar mentiras  praticando o patrulhamento ideológico não respeitando quem pensa de forma diferente de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário