foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

domingo, 16 de março de 2014

2ª Conferência Intermunicipal de Defesa Civil - Joinville


 Nas últimas semanas, tem acontecido por todo estado de Santa Catarina a realização de Conferências Regionais de Defesa Civil, com o principal objetivo de aprimorar e atualizar a a Lei 12.608/2012, que trata sobre a PNPDEC-Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, sobre o SINPDEC-Sistema Nacional de proteção e Defesa civil e sobre o CONPDEC- Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil, autorizando e criando um sistema de informações e monitoramento de desastres.

Neste último sábado, dia 15 de março, com início às 8h, aconteceu nas dependências da Univille em Joinville, a 2ª Conferência Intermunicipal dos Municípios pertencentes a AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) e AMUNESC( Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina), totalizando 16 cidades interligadas geograficamente e pertencentes a regiões hidrográficas limítrofes.
A Conferência tem como objetivo principal, estimular, desenvolver e apresentar novos conceitos e idéias para a Defesa Civil que possam nortear e servir de base para elaboração de Leis Complementares que virão a ser referendadas com base nos trabalhos executados nas diversas etapas  dessas Conferências. A Conferência Intermunicipal é uma das etapas mais importantes, pois é dela que nascem os embriões das propostas que serão votadas e mais tarde aprimoradas na etapa estadual, em Lages nos dias 26 e 27 de março de 2014,  e posteriormente na etapa nacional que acontecerá no mês de maio deste ano, em Brasília.

O tema norteador dos trabalhos é: Proteção e Defesa Civil - Um Novo Paradigma para o Sistema Nacional.
São quatro eixos de trabalho que foram abordados:
        1- Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres.
        2- Integração de Política Públicas relacionadas a Proteção e Defesa Civil.
        3- Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil.
        4- Mobilização e Promoção de Resposta de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

Ao início dos trabalhos foi feita a apresentação do regimento da Conferência e palestras de introdução aos temas a serem debatidos, estas feitas pelo Ten. Cel  Aldo Baptista Neto, pela Dra. Virgínia G. Barros e pelo Coordenador Regional da Defesa Civil Antônio Edival Pereira, este também Coordenador dessa etapa Intermunicipal da Conferência de Defesa Civil.
Após isto, intervalo para um saboroso Coffee Break e logo em seguida foram formados os grupos de trabalho divididos por eixos temáticos em salas específicas para debater e elencar as prioridades para a Defesa Civil, que serão defendidas por ocasião da realização da etapa Estadual, em Lages.



O que se nota nessas conferências é uma grande preocupação dos participantes em buscar soluções muitas vezes aparentemente fáceis, mas que até agora não foram implementadas em grande parte pela burocracia vigente e também pela resistência  dos poderes executivos em dar prioridade a Defesa Civil na busca por prevenção e antecipação de possíveis desastres e ocorrências. O atual pensamento, já a muito ultrapassado, é que a Defesa Civil tem como principal linha de trabalho apenas o atendimento a vítimas e recomposição de cenários atingidos, esquecendo-se do mais importante que é a antecipação, prevenção e mitigação dos possíveis futuros acontecimentos.
Esse trabalho preventivo é de suma importância pelo fato de ser muito menos traumático, e primordialmente poupar vidas e destruição de patrimônio muitas vezes atingido de forma irrecuperável. Com isso, também poupa-se recursos que acabam sendo de maior vulto, podendo diminuir os gastos de verbas públicas que podem ser aplicadas em outras necessidades. Já foi provado por estudos que dinheiro utilizado em prevenção é 10 vezes menor do que dinheiro gasto em recuperação!

Nossa cidade de Barra Velha foi representado por 8 pessoas sendo elas: Elton Cunha-Coordenador Municipal de Defesa Civil Barra Velha,  Karla de Fátima Patitucci, Roberto Hernan Molina de Andrade , do II° NUPEDEC de Barra Velha, Ieda M. John Packham da ONG Mãos Que Ajudam,  Liziane Tamara Teo, Sérgio Luiz Kassner, Marianne Kollarz Junghans e Marcos Andreas Junghans da ONG Viagem Família-III NUPEDEC de Barra Velha. 
Desses oito barravelhenses, apenas a amiga Karla não foi eleita (por opção) para o posto de Delegado Estadual da Defesa Civil na Conferência de Lages. Todos os outros sete integrantes da comitiva de Barra Velha estarão defendendo as propostas regionais levantadas nesta Conferência Intermunicipal, com o intuito de se capacitar e principalmente aprimorar as reais prioridades de nossa cidade e região. Parabéns a todos os 80 Delegados eleitos e envolvidos no processo. Quanto mais pessoas se dedicarem mais resultados positivos acontecerão. Parabéns a AMVALI e a AMUNESC, bem como a Univali por ter cedido o excelente espaço para a Conferência Intermunicipal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário