foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Religião - Igualdade, Comércio ou Fé?


Há semanas está sendo divulgada, na imprensa, a vinda do Sumo Pontífice da Igreja Católica, o Papa Francisco, ao Brasil. Um enorme aparato de segurança foi montado e as melhores instalações, comidas e infraestrutura foi montada para receber o até então cardeal  Jorge Mário Bergoglio, o 266° Papa da Igreja Católica.
Ele será muito bem vindo, pois é característica do nosso povo receber muito bem as pessoas em todos os lugares. Será? Será que ele só não é muito bem vindo por ser o Papa? Esta mesma receptividade é dada a qualquer pessoa normal, a qualquer ser humano, como o próprio Papa também o é?

A santidade escolhida e determinada para o Papa lhe foi dada por homens comuns numa eleição cujo processo todo mundo já conhece. Não vejo o motivo de uma exagerada santificação de uma pessoa independentemente de ela ser uma boa pessoa ou não. Até a poucos dias ninguém tinha houvido falar de Jorge Mário Bergoglio e hoje é a pessoa mais conhecida do mundo. Como isso aconteceu? Marketing, propaganda, poder, dinheiro? O ser humano precisa se apegar a figuras de referência nas suas vidas e espero, sinceramente, que o Sr. Jorge Mário Bergoglio assim o seja, pois já temos exemplos demais de pessoas que não souberam e não sabem ser verdadeiros líderes. A humanidade caminha a passos largos para um caminho perigoso onde se eleva pessoas normais a status de deuses e tendo falsas referências para suas vidas.

O que é que determina se uma pessoa é mais importante que as outras? Fama? Que fama? Dinheiro? Poder? Que poder? Segundo a própria Biblia, TODOS OS SERES HUMANOS SÃO IGUAIS PERANTE DEUS-Livro de Gálatas.
A igualdade humana não existe! Se assim fosse, não haveria desenvolvimento, nem físico nem espiritual. A igualdade penaliza a intelectualidade e degrada uma sociedade, pois não haveria honra nem fidelidade, muito menos esperança de adquirir conhecimento que é repassado por gerações.
Não existe igualdade quando valores materiais são misturados com fé ou religião. A religião, para ser igualitária, nunca deveria estar misturada a comércio. Jesus, quando se fez homem, conviveu entre seus semelhantes do mesmo modo que qualquer homem comum. Do mesmo modo, quando saía a fazer suas pregações, não tinha esquemas especiais de hospedagem, segurança e estrutura. Quem o seguia assim o fazia apenas e exclusivamente pela fé, mais nada!

As nossas religiões, quase todas elas,  infelizmente estão atreladas a ganhos financeiros, independente de qual seja esta religião ou crença. Somente a vinda do Sumo Pontífice Católico ao Brasil custará uma fortuna, fora os comércios paralelos de lembrancinhas e outras desnecessidades. Fé verdadeira não precisa de símbolos ou lembranças materiais, a fé verdadeira simplesmente existe ou não existe e pronto. Conheço muitas pessoas que vão à igreja regularmente e se declaram religiosas e fiéis, mas no dia a dia pouco exercem essa fé. Em contrapartida muitos na sua simplicidade e humildade vivem de verdade suas crenças, ajudando e produzindo ações que são as verdadeiras manifestações de fé e igualdade. Fé não precisa de propaganda nem valores materiais. Se a fé precisa disso para sobreviver não é fé, é comércio, é negócio!

O Vaticano é uma cidade-estado criado apenas em 1929 pelo Tratado de Latrão  e mesmo nada produzindo é um dos mais ricos sistemas de governo do mundo. Como isso pode acontecer? Como e por que será gasto tanto dinheiro para a visita do Papa ao Brasil? São estimados mais de R$ 120 milhões gastos de dinheiro público com esta visita. Mais de 30.000 homens estarão mobilizados pela segurança do Papa. Isso tudo é necessário? Ou será apenas comércio? Certas mesmo são as pessoas que movidas pela sua fé e devoção fazem seus trabalhos de forma voluntária nesta visita papal. Nossa sociedade moderna carece de bons exemplos e de boas influências. A história recente nos mostrou  que estes bons exemplos não precisaram de dinheiro nem de opressão para divulgarem seus ensinamentos e ações. Alguns podem ser citados e relembrados como Mahatma Ghandi, Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King, Chico Xavier entre muitos outros. E vejam bem, todos eles não precisaram se apoiar em fortunas e riquezas materiais. Eles tinham dentro deles a verdadeira fé onde o maior comércio era o das bondades e da dedicação ao próximo sempre desejando um mundo melhor a todos,




Isso sim que é o bom comércio. Isso verdadeiramente é a religião, a igualdade e a fé. O resto é apenas interesse passageiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário