foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Meio Ambiente - Você Cuida?


 Meio ambiente é nada mais, nada menos, do que o lugar onde vivemos. Sempre se tem a ideia de que preservar o meio ambiente é apenas cuidar de rios, matas e floresta, mas não é isso que faz tanta diferença. A verdadeira diferença acontece quando além de criarmos uma consciência sobre tudo que nos rodeia, descobrimos métodos simples de cuidar desse entorno, o qual vivenciamos todos os dias.
Falar em preservação, conservação, meio ambiente, ecologia aos poucos se torna chato e repetitivo. Existem projetos, entidades, ONGs e até um Ministério Federal para cuidar do tema, e apesar de tudo, muitas vezes tudo isso é inútil, pois se torna apenas uma fachada de um tema tão importante e que nos afeta com tanta intensidade.

Um dos principais suportes de vida que existe sobre o nosso planeta é a água. É também um dos mais desrespeitados. Todos os dias maltratamos esse fluido essencial a nossa vida, e quase não nos damos conta de que lentamente está se tornando escasso e caro. Apenas 3% da água existente sobre a Terra é água potável e disso somente 1/3 é acessível e utilizável para consumo humano. Apesar disso, não cuidamos dos nossos rios, nascentes, lagos e lençóis freáticos essenciais a nossa vida.
Quem nunca se questionou sobre os valores cada vez mais altos pagos para comprar águas industrializadas, sendo que esse recurso natural sempre esteve ao nosso alcance sem custo nenhum há poucos anos atrás. A pouco mais de 30 anos, eram raras as ofertas de águas minerais engarrafadas, pois podia-se beber de qualquer rio ou fonte sem sustos.
Despejar esgotos domésticos diretamente nas águas de pluviais (de chuva) é sensato? É legal? Esgotos nos rios que podem aliviar a sede das cidades é inteligente, é correto?
 É assim que cuidamos das nossas águas ?

Riacho de esgoto em Itajuba-Barra Velha
A preservação do nosso meio ambiente começa nos nossos hábitos de consumo. A tecnologia, a falta de tempo, a rapidez e, porque não dizer, a nossa própria preguiça produzem mais atentados contra o meio ambiente dos quais nem nos damos conta. Hoje em dia, todos os alimentos adquiridos em mercados ou lojas similares vem embalados em plásticos. Você já se perguntou por quê? Há poucas décadas nada era embalado em plástico, Tudo se adquiria à granel ou em recipientes que se trocavam e reutilizavam. Tudo, desde o leite, o feijão, as frutas, até mesmo as bebidas. Nossos maus hábitos de consumo modernos produzem quantidades de lixo enormes que aos poucos estão nos sufocando de forma lenta, mas segura, e nem nos damos conta. Atualmente existem nos oceanos verdadeiros "continentes" de lixo flutuantes, produtos da nossa falta de cuidado e descaso.( http://youtu.be/u-mDk8IhXew )
A cidade de Veneza na Itália não é mais, há muito tempo, um bom destino turístico, pois não consegue ou não quer resolver seu problema de conservação de meio ambiente. Despeja esgotos e lixo em quantidades enormes todos os dias nos seus lindos canais, tornando o ar irrespirável e o ambiente sujo e contaminado. (http://www.istoe.com.br/reportagens/32841_LIXO+EM+VENEZA)
Canal de Veneza com esgotos

Ilhas de lixo nos oceanos


Até quando vamos ficar fingindo que o problema não existe? A culpa é sua, minha, de todos nós! Criamos inconscientemente péssimos hábitos que chamamos de modernos e não nos damos conta de como vamos nos livrar deles. Podemos diminuir substancialmente essas agressões que nos afetam  diariamente tomando medidas simples. Não basta separar e jogar o lixo em locais determinados. Basta diminuirmos nossa preguiça de adquirir produtos e serviços que produzam menos resíduos e que esses resíduos sejam efetivamente reutilizados em reciclagem. Ser consciente é economizar e não desperdiçar também. Tudo que é supérfluo produz mais lixo e degrada o meio ambiente. Desperdiçar energia, água, produtos, tempo enfim tudo é degradar de alguma forma nosso meio ambiente. Inteligente é ser responsável e usar toda e qualquer forma de alternativa que seja natural e simples. A simplicidade sempre beira à ecologia.
Não adianta apenas falar.  Faça, incentive, dissemine e espalhe a boa ecologia.  Não ser um eco chato já é um bom começo. O mundo agradece e eu também!

Tempo de degradação dos materiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário