foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Voluntariado-Faça Parte dessa Ação



Estamos na Semana Internacional do Voluntário e o Dia 05 de Dezembro é Dia Internacional do Voluntário.
Voluntário não é quem dá algo que sobra e não serve mais, para os outros. Não é quem faz algo para aparecer na mídia e nas horas vagas faz algo que esteja na moda ou seja popular!
Voluntário pode ser qualquer um no dia a dia e em pequenas ações que sejam necessárias e importantes para uma coletividade ou mesmo isoladamente. Ser voluntário significa dar algo de sí que seja importante para o outro, seja isso tempo ou qualquer outra coisa de importância que ajude alguém que não tenha sido contemplado com as necessidades mais prementes.

Ser voluntário nunca deve ser uma obrigação e deve sempre estar embasada em ações que nos tragam satisfação em poder ajudar e tentar resolver o que outro não consegue sozinho, seja por absoluta falta de recurso ou mesmo conhecimento técnico e capacidade operativa.  Um voluntário não pode ser confundido com uma pessoa que dá esmola. O voluntariado não é assistencialismo barato que nada ajuda, produzindo "muletas sociais"! O voluntário acaba tendo a sua recompensa quando consegue que sua ação tenha alcançado seus obetivos iniciais.
Quase sempre ações voluntárias são ações sociais que ajudam um grupo de pessoas atingidas por algum evento ou acontecimento que surprende, seja pela sua gravidade seja pela sua abrangência.

Não podemos confundir um trabalho voluntário em algo que vá substituir definitivamente responsabilidades sociais que os governos ou empresas possuem! Todos numa sociedade evoluida tem suas responsabilidades, mas infelizmente com o passar dos anos, os poderes públicos empossados tem usado de má fé quando delegam suas responsabilidades constitucionais para a sociedade civil. Isso é muito perigoso pois criou-se o hábito pernicioso de se fazer o trabalho de responsabilidade oficial sob o manto do voluntariado. Voluntariado e trabalho voluntário não podem nunca serem substitutos das necessidades corriqueiras de um país ou do cidadão. Muitos programas "sociais" tem sido empurrados "goela abaixo" da sociedade como se fosse obrigação de um povo suprir todas as premências necessárias a um bom nível de vida. Um exemplo: O projeto " Amigos da Escola", famoso em todo país tornou-se um evento social onde é bonito pessoas da alta sociedade aparecerem dando benesses e "colaborando" com alguma escola.

Isso não pode acontecer de forma nenhuma, pois a responsabilidade de uma boa escola tem que ser mandatóriamente ser suprida pelo estado! Isso é constitucional conforme a Lei n° 9394/1996 - (www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm) .
A responsabilidade é oficial e o trabalho voluntário não deve nunca substituir isso,  pois cria uma dependência na qual o estado acaba por eximir-se de suas obrigações. Trabalhar em parceria é salutar, mas nunca ser uma "muleta social"!

Seja voluntário na sua rua, seu bairro, sua cidade! Faça acontecer sempre cobrando e ajudando onde nem sempre um poder oficial pode ajudar. Isso faz bem a quem está sendo ajudado e também a quem ajuda! Não há nada melhor do que a sensação de uma tarefa realizada a termo bem feita e que atingiu seus objetivos. Faça parte desse movimento cidadão, doando um pouco de você a outros que não podem ou não conseguem. Nem sempre são pessoas carentes, pois a carência pode ser tanto financeira, quanto de saúde ou de conhecimento. Não importa, compartilhe o que você tem de melhor e faça uma sociedade mais justa e bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário