Não é de hoje que fenômenos naturais acontecem com maior ou menor impacto em qualquer lugar e nossas praias, em Barra Velha, rotineiramente têm sido assoladas por diversas ocorrências.
No último mês de setembro de 2013, após intensas chuvas ocorridas na região e principalmente no Alto Vale do Rio Itapocú, uma imensa quantidade de detritos acabaram sendo depositados nas nossas praias, em Barra Velha.
Esses detritos, na sua grande maioria, são árvores, galhos, troncos e raízes que foram arrastados pelas enxurradas nas cidades circunvizinhas e pela ação de marés altas e ressacas ocorridas, foram arremessados nas praias juntamente com outro tipo de lixo como plásticos, pneus, embalagens, isopor entre outros.
A enorme quantidade de matéria que chegou às praias é de origem natural e completamente inerte em relação à natureza, pois tem origem orgânica e nenhuma poluição ambiental produz além de um possível incômodo aos olhos e ao lazer de veranistas e frequentadores das praias. O verdadeiro lixo que polui e degrada o meio ambiente é o lixo produzido pela tecnologia e indústria humana que não se decompõe facilmente e causa grandes impactos na flora e fauna. Esse lixo vem nesses casos aderido ou emaranhado às raízes e galhos da matéria orgânica vegetal e, junto com esta, acaba em nossas praias.
Destruição da restinga por tratores |
O meu questionamento nesse caso é o que é entendido por limpeza?
Essa pergunta deve ser feita e refeita muitas vezes, pois a execução do trabalho deu-se com o uso de máquinas e tratores com pás carregadeiras que avançaram sobre a praia e restinga, não respeitando as leis e determinações ambientais do município e da união!
Foi feito o recolhimento dos troncos e galhos maiores num processo completamente errado, pois deixou para trás os galhos menores e outros detritos. Pior, foi feita uma separação aleatória do verdadeiro lixo que acabou sendo deixado na praia ou então, pior, foi arremessado em montes sobre a restinga de preservação.
Lixo deixado na praia após o "recolhimento" |
Lixo "separado" e arremessado na restinga! |
Rastro de pneus de trator sobre a restinga com lixo |
Deixar para trás, jogados na praia, o verdadeiro lixo, recolhendo de forma errada troncos e galhos não é adequado, mas sim, ilegal! Além da praia continuar suja, está praticamente inacessível, pois os tratores deixaram profundas valetas e buracos por onde trafegaram. O desrespeito às leis e ao bom senso não são boas referências a nenhum município que pretende ser receptivo ao turismo e aos seus moradores. Peço, dessa forma, encarecidamente que para as próximas atuações municipais não haja repetição da desastrada ação que ocorreu nesta última semana! Se não sabem como executar de forma correta, melhor consultar quem sabe ou então não fazer! É MELHOR NÃO FAZER DO QUE PRODUZIR AINDA MAIS DANOS! BOA VONTADE NÃO É SUFICIENTE; É PRECISO TER CONHECIMENTO!
LEI É PARA TODOS!! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário