foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Destruindo a Natureza em Itajuba


Não é de hoje que fenômenos naturais acontecem com maior ou menor impacto em qualquer lugar e nossas praias, em Barra Velha, rotineiramente têm sido assoladas por diversas ocorrências.
No último mês de setembro de 2013, após intensas chuvas ocorridas na região e principalmente no Alto Vale do Rio Itapocú, uma imensa quantidade de detritos acabaram sendo depositados nas nossas praias, em Barra Velha.
Esses detritos, na sua grande maioria, são árvores, galhos, troncos e raízes que foram arrastados pelas enxurradas nas cidades circunvizinhas e pela ação de marés altas e ressacas ocorridas, foram arremessados nas praias juntamente com outro tipo de lixo como plásticos, pneus, embalagens, isopor entre outros.

A enorme quantidade de matéria que chegou às praias é de origem natural e completamente inerte em relação à natureza, pois tem origem orgânica e nenhuma poluição ambiental produz além de um possível incômodo aos olhos e ao lazer de veranistas e frequentadores das praias. O verdadeiro lixo que polui e degrada o meio ambiente é o lixo produzido pela tecnologia e indústria humana que não se decompõe facilmente e causa grandes impactos na flora e fauna. Esse lixo vem nesses casos aderido ou emaranhado às raízes e galhos da matéria orgânica vegetal e, junto com esta, acaba em nossas praias.

Destruição da restinga por tratores
Neste segunda semana do mês de outubro de 2013 a Prefeitura de Barra Velha realizou a retirada dessa grande quantidade de troncos e galhos que havia nas praias e executou a tão solicitada "limpeza" das praias.
O meu questionamento nesse caso é o que é entendido por limpeza?
Essa pergunta deve ser feita e refeita muitas vezes, pois a execução do trabalho deu-se com o uso de máquinas e tratores com pás carregadeiras que avançaram sobre a praia e restinga, não respeitando as leis e determinações ambientais do município e da união!
Foi feito o recolhimento dos troncos e galhos maiores num processo completamente errado, pois deixou para trás os galhos menores e outros detritos. Pior, foi feita uma separação aleatória do verdadeiro lixo que acabou sendo deixado na praia ou então, pior, foi arremessado em montes sobre a restinga de preservação.

Lixo deixado na praia após o "recolhimento"
O que é lixo, afinal? Troncos e galhos ou plásticos e assemelhados? A falta de conhecimento e capacitação dos responsáveis pelo trabalho executado produziu mais danos do que benefícios!!  Recolheram o material orgânico grande e deixaram todo o resto para trás, trafegando com tratores sobre a mata de restinga que deve ser protegida na forma da lei! Não adianta ONGs, Associação de surfistas, moradores e demais pessoas cumprirem a lei e cuidarem do meio ambiente se quem deveria zelar por este cuidado infringe as normas e destrói o que foi preservado por anos! Se faz urgente um treinamento e capacitação do que deve ser feito na solução de problemas pelos órgãos governamentais municipais quando se fala em gestão ambiental!!  Tentar resolver problemas de qualquer maneira só produz mais danos ainda!

Lixo "separado" e arremessado na restinga!
Rastro de pneus de trator sobre a restinga com lixo
                                     
Deixar para trás, jogados na praia, o verdadeiro lixo, recolhendo de forma errada troncos e galhos não é adequado, mas sim, ilegal! Além da praia continuar suja, está praticamente inacessível, pois os tratores deixaram profundas valetas e buracos por onde trafegaram. O desrespeito às leis e ao bom senso não são boas referências a nenhum município que pretende ser receptivo ao turismo e aos seus moradores. Peço, dessa forma, encarecidamente que para as próximas atuações municipais não haja repetição da desastrada ação que ocorreu nesta última semana! Se não sabem como executar de forma correta, melhor consultar quem sabe ou então não fazer! É MELHOR NÃO FAZER DO QUE PRODUZIR AINDA MAIS DANOS!  BOA VONTADE NÃO É SUFICIENTE; É PRECISO TER CONHECIMENTO!
LEI É PARA TODOS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário