foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O Crime Compensa

A cada dia que passa essa frase tem mais sentido. Entra ano, sai ano, quem poderia fazer a diferença para mudar um cenário de desolação no qual se encontra nosso país, em relação a todo tipo de crime e contravenção praticado, e não o faz. No nosso dia-a-dia deparamo-nos com situações até a pouco inaceitáveis, mas que agora já são encaradas como normais por todos, inclusive sendo praticadas por pessoas sem a menor noção de que aquilo é errado. A sociedade permissiva está formando indivíduos libertinos que já perderam o senso do que é certo e do que é errado, apenas em nome do ser "politicamente correto" ou então não "atrapalhar o desenvolvimento social e psicológico" das pessoas. O que é ser politicamente correto? É ser indiciado por crime quando se fala algo explícito e correto ou então demagogia quando se usa de meias palavras para descrever algo. Vou explicar: quando se vê uma pessoa de pele negra na rua e chama-a de "negão" pode ser considerado crime; agora, quando se vê uma pessoa de pele branca na rua e chama-a de "polaco", "alemão" ou "branquelo", não é!? Por que se aceita brandamente o consumo de álcool e fumo, "de forma social", por menores de idade? Será que a criminalização de banalidades e a liberação de delitos não está produzindo uma sociedade perdida nas suas próprias limitações e erros?

A raiz do problema não são os grandes crimes e atropelamentos das leis, mas sim a grande busca por direitos, esquecendo-se dos deveres. Hoje em dia não há mais pais rigorosos com os filhos, pois isso pode ser considerado crime. Resultado: muitos pequenos delitos infantis acabam sendo sublimados e transformam seus autores em delinquentes maiores. Onde está o papel da educação das escolas que, com o passar dos tempos, se esqueceram de ensinar as nossas crianças as noções básicas de moral e civismo? Onde está o papel dos pais que tem por obrigação ensinar aos seus pimpolhos a verdadeira educação do cotidiano? Amigos: educação se aprende em casa, pois a escola é lugar de adquirir conhecimento e cultura. Pais ou responsáveis que enviam seus rebentos à escola para terem educação estão completamente equivocados. Transferir responsabilidades na formação do futuro do país e do mundo é muito ruim para todos, pois passa a impressão de descaso e falta de responsabilidade.

Pequenos delitos relevados e aceitos são o portal para futuros crimes. Até a pouco tempo, qualquer contato com substâncias proibidas, como drogas,  era considerado crime; hoje, já é aceito normalmente que o "consumidor" porte normalmente "pequenas" quantidades para uso próprio! Equivalente seria dizer que a partir de agora um assassino confesso só seria preso se matasse 3, 4, 5 ou mais pessoas, pois se fosse "só" uma, não tem problema. Para mim isso é hipocrisia e estamos nos transformando em uma sociedade hipócrita, onde fingimos que as leis são obedecidas e quem as obedece virou motivo piada. Não há mais respeito às instituições, leis e ordem. Ser professor, policial, bombeiro ou qualquer outro profissional que zele pela lei e ordem hoje é visto com descrédito e ironia. Uma sociedade sem limites e sem regras não é uma sociedade civilizada, é um caos de indivíduos que são regidos pelos seus pensamentos individuais em busca de seus direitos e prazeres sem respeito com seus semelhantes.

Quando a sociedade descobrir que os pequenos crimes são as sementes de grandes crimes, cairá na realidade que é esse o motivo do esfacelamento das famílias e de valores. Todos sabem o que é certo e errado, mas é mais fácil fazer "vista grossa" e olhar para o lado, se abstendo de emitir opinião ou tomar uma atitude. Não adianta ficar transferindo presos perigosos de um lado para outro, achando que a distância vai diminui a sua periculosidade. Criminoso hediondo com direito a visita íntima, alimentação balanceada, banho de sol, visita de advogados corruptos, indultos de Natal, Páscoa, Dia das Mães, posse de celulares, entre outros "benefícios", não é criminoso, é hóspede num hotel pago com os impostos do cidadão honesto que dá duro todos os dias para conseguir honrar seus compromissos. O fato de bandido ser preso já mostra que ele não pode ficar em contato com o resto da comunidade, então por que tantas regalias?

 A polícia, infelizmente, virou uma instituição com as mãos amarradas e impotente para fazer frente à criminalidade. Não adianta equipá-la com armas e equipamentos de última geração se o básico não é feito. Hoje só pode ser preso um suspeito em flagrante delito e esse delito, para ser flagrante, deve ser visualizado pelo agente da lei. Quer dizer: se o cidadão honesto vê sua família sendo atacada, estuprada e morta, ele também não pode reagir, pois se, por azar, ferir ou matar o criminoso, ele será indiciado por crime também. Pior, a sociedade é instigada a não reagir! Assim é fácil para o bandido agir, sabendo que nenhuma reação irá encontrar em face aos seus crimes.
Nossa sociedade civilizada tem muito para aprender e isso só acontecerá quando descobrir que todos serão beneficiados e terão vidas melhores quando todas as regras básicas forem cumpridas. O respeito, o amor e auxílio ao próximo tem prioridade em qualquer lugar e qualquer tempo, sempre! Isso fez com que o homem primitivo pudesse evoluir e escolher caminhos mais corretos para desenvolver novos mecanismos de convívio social e comunitário que beneficiasse a toda uma sociedade. Enquanto isso não for respeitado, o crime compensa e vai aumentar bastante.

A lei e a ordem não se fazem com mais leis. Elas são feitas com mais ações que cumpram as inúmeras e atuais leis existentes. Enquanto um criminoso que executou um homicídio (Artigo 121-Código Penal) pode, por lei, cumprir de 12 a 30 anos de prisão, há atenuantes como: emprego e residência fixa, curso superior, bom comportamento, entre outros. Quer dizer que se após o crime ele se comportar bem na cadeia, poderá ser solto antes? Se tiver curso superior o seu crime de morte é menos grave do que se ele não for alfabetizado? Deve ser por isso que muitos bandidos acabam "estudando" dentro das prisões, assim são beneficiados duplamente. Nada vai mudar o rumo perigoso que nossa sociedade está tomando.
Ser civilizado não é ter liberdades incontáveis. Ser civilizado é saber seus próprios limites e sempre respeitar os limites alheios. Ser civilizado é ser correto. Ser civilizado é cumprir as próprias leis internas e da natureza. Enquanto isso não acontecer, o crime compensará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário