foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Greve dos Professores da Rede Municipal


No dia 24 de abril aconteceu a assembéia dos professores da rede municipal no Hotel Oceano em Barra Velha. Esta assembléia teve como objetivo aprovar o movimento de paralisação da categoria pois segundo o comando do movimento, a Prefeitura de Barra Velha não está cumprindo o determinado pela lei no que tange a reposição dos salários dos professores.

Nesta manhã dia 26, quinta-feira, pontualmente as 8h da manhã, iniciou-se a paralização de toda a categoria e a partir da Escola Municipal Manoel Antônio de Freitas em Itajuba, partiu uma carreata de protesto com carro de som em direção ao centro de Barra Velha, passando por outras escolas e cruzando a cidade para manifestar-se.
Segundo o coordenador do movimento, Prof. Jossias Coutinho, Presidente da Associação dos Professores Municipais, mais de 300 profissionais estão mobilizados e aderiram a paralisação, demonstrando que a categoria está unida em defender seus direitos constitucionais.

Carreata pela cidade de Barra Velha.
 

O Ministério da Educação reajustou o piso nacional dos professores em 22,22% em relação ao ano passado, fazendo com que o salário dos professores ficasse em R$ 1.451,00. Isso significa que esse valor é o mínimo a ser pago aos professores que cumprem uma jornada semanal de 40 horas, sendo retroativo a janeiro de 2012.


Este reajuste foi determinado pela lei 11.738 de 2008, e  segundo o MEC, a correção do piso acompanha a variação do valor anual mínimo por aluno, que é definido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do período.
A discussão da Lei do Piso já foi parar no Supremo Tribunal Federal que, no ano passado, considerou-a constitucional. Algumas redes pagam valores acima do estipulado. Como exemplo, na rede estadual de São Paulo, o piso para a 40 horas é de 1.894,12 reais.

Ainda segundo o Prof. Jossias, o movimento não tem hora nem dia para acabar, e cita como exemplo as outras cidades como Piçarras, Penha e Araquari que já a mais de 60 dias aprovaram esta reposição salarial que é lei e deve ser cumprida!
Os professores se concentraram em frente a Prefeitura de Barra Velha e com palavras de ordem pediam que fossem respeitados e lhes fosse dado o que é de lei e direito, pedindo a presença do Prefeito Claudemir Matias para resolver a questão.
A manifestação está contando com muitos professores mobilizados apesar da intensa chuva, mostrando que a classe está bem unida em defender suas reivindicações!
A população ouvida no local, também está apoiando o movimento e nós como cidadãos envolvidos na comunidade e participantes de escolas e asociações também apoiamos esse movimento legítimo e legal.
Eu mesmo, como professor, apesar de não estar exercendo essa atividade, apoio esse movimento legítimo pois a classe precisa ser urgentemente valorizada sob a pena de perdermos nossa qualidade de ensino, seja pelo abando da profissão por diversos motivos ou também pelo exesso de trabalho e horas trabalhadas a que um profissional se submete para conseguir honrar seus compromissos e necessidades.

Afinal não devemos esquecer de que os professores são os formadores de todas as outras profissões, e com formadores desmotivados e desvalorizados o que poderemos esperar do nosso futuro ?

Texto e fotos:  Marcos A. Junghans

2 comentários:

  1. É lamentável ter que chegar a esse ponto...Mas quando nao há diálogo tudo fica mais difícil..

    ResponderExcluir