foto

foto
Desde o primeiro dia que conheci Barra Velha, me encantei por ela. Sempre foi meu destino por excelência e algo sempre me puxava para cá. Sei que aqui somos abençoados e tenho a certeza de que é possível com boa vontade e junto com todos que amam essa terra, faremos de nossa cidade um verdadeiro pedaço de céu!

sábado, 28 de abril de 2012

ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO


Desfilando com a ACDI-Associação Comunitária de desenvolvimento de Itajuba
Olá amigos, todos os dias em conversas informais, todo mundo fala em como se pode resolver os mais diversos problemas que aparecem pela frente todos os dias, não é mesmo ?  Eu não sou exeção, e pensando nisso já a algum tempo decidi que para que algumas dessas necessidades possam ser atendidas, primeiro temos que conhecer na sua realidade o problema para depois podermos traçar uma estratégia de solução
Antes disso ainda vem o envolvimento!  Nada adianta saber muito sobre um determinado assunto se a gente não se envolve nele conhecendo a fundo as demandas. Com o envolvimento vem a participação e consequentemente aparecem diversas soluções.

Em reunião de trabalho para solucionar problemas de "LÍnguas Negras"

Projeto Mundial de Limpeza das Praias
Tenho me envolvido com a cidade já a alguns anos e participado efetivamente a pouco mais de 3 anos. Isso aconteceu naturalmente pelo enorme carinho que eu e minha família nutrimos por Barra Velha, e sabemos que a cidade pode e merece muito mais do que até então tem recebido. Já é histórico que muitas cidades incluindo a nossa é administrada por poucos que se repetem e perpetuam nessa administração criando uma certa demora ou falta de empenho em resolver casos e problemas que talvez não tragam votos para uma eventual reeleição.
É a velha história do: "Sempre dos mesmos"!!  Vamos mudar isso gente!!  Como ??  PARTICIPANDO!!   Não adianta ficar em casa ou numa esquina só reclamando!

Grupo de apreciação de projeto para Itajuba na Câmara Municipal
Não deixe "para lá"!!  O espaço vazio deixado pela falta de boas ideias será preenchido por ações nem sempre corretas e justas. O vácuo produzido por bons cidadãos "que não querem se contaminar" deixa espaço para oportunistas muitas vezes mal intencionados, tanto na política quanto em todas as opções que nos aparecem todos os dias. Pense nisso!!
Com o Comando Geral da PM de Santa Catarina
Pensando nesse fato, decidi após muita reflexão a participar da vida política de minha cidade. Isso não significa que me tornei um político de "carteirinha"!  NÃO,  pelo contrário, me envolvi com associções de bairro, trabalho voluntário, participações em reuniões e assembleias públicas, participação assídua a todas, repito, TODAS as Sessões da Câmara Municipal de Barra Velha a quase dois anos entre outras atitudes que considero essenciais para conhecer melhor minha cidade.
A boa política não é feita de conchavos e maracutaias. É sim feita de participar dos problemas e sugerir soluções participando ativamente de tudo que é relevante e necessário a cidade.

Reunião com o Comando Geral da Polícia Civil e Prefeito Municipal

Grupo de Gestão do Parque Municipal Caminho do Peabirú
Tenho participado de reuniões com o prefeito e secretários municipais, presidentes de associações, representantes de entidades e da sociedade civil organizada, sempre tentando de forma prática e em conjunto chegar a boas soluções que ajudem a cidade. Participar de inaugurações, solenidades, atividades sociais e culturais é indispensável para se entender como, e o que é preciso para ajudarmos a resolver demandas. Isso é o que me norteia!!
Discursando durante a manifestação"CORRUPÇÃO NUNCA MAIS".


Pense em todo que conversamos acima e faça a sua parte! Nunca se omita, pois o maior erro não é errar, mas se omitir e se alienar achando que " o problema é dos outros"!!
Reflita: Se até então quem já teve a oportunidade de solução e não o fez, não merece mais sua confiança! As próximas eleições estão chegando e muitos oportunistas estão por aí só esperando para retornar ou permanecer,  somente pensando em garantir suas necessidades pessoais!
Não vamos mais perder tempo insistindo com algo que não deu certo e vai continuar desse modo!!
MUDE!!   MUDE POR VOCÊ !!    MUDE PELA CIDADE!!   AME BARRA VELHA!!   MUDE POR BARRA VELHA!!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Greve dos Professores da Rede Municipal


No dia 24 de abril aconteceu a assembéia dos professores da rede municipal no Hotel Oceano em Barra Velha. Esta assembléia teve como objetivo aprovar o movimento de paralisação da categoria pois segundo o comando do movimento, a Prefeitura de Barra Velha não está cumprindo o determinado pela lei no que tange a reposição dos salários dos professores.

Nesta manhã dia 26, quinta-feira, pontualmente as 8h da manhã, iniciou-se a paralização de toda a categoria e a partir da Escola Municipal Manoel Antônio de Freitas em Itajuba, partiu uma carreata de protesto com carro de som em direção ao centro de Barra Velha, passando por outras escolas e cruzando a cidade para manifestar-se.
Segundo o coordenador do movimento, Prof. Jossias Coutinho, Presidente da Associação dos Professores Municipais, mais de 300 profissionais estão mobilizados e aderiram a paralisação, demonstrando que a categoria está unida em defender seus direitos constitucionais.

Carreata pela cidade de Barra Velha.
 

O Ministério da Educação reajustou o piso nacional dos professores em 22,22% em relação ao ano passado, fazendo com que o salário dos professores ficasse em R$ 1.451,00. Isso significa que esse valor é o mínimo a ser pago aos professores que cumprem uma jornada semanal de 40 horas, sendo retroativo a janeiro de 2012.


Este reajuste foi determinado pela lei 11.738 de 2008, e  segundo o MEC, a correção do piso acompanha a variação do valor anual mínimo por aluno, que é definido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do período.
A discussão da Lei do Piso já foi parar no Supremo Tribunal Federal que, no ano passado, considerou-a constitucional. Algumas redes pagam valores acima do estipulado. Como exemplo, na rede estadual de São Paulo, o piso para a 40 horas é de 1.894,12 reais.

Ainda segundo o Prof. Jossias, o movimento não tem hora nem dia para acabar, e cita como exemplo as outras cidades como Piçarras, Penha e Araquari que já a mais de 60 dias aprovaram esta reposição salarial que é lei e deve ser cumprida!
Os professores se concentraram em frente a Prefeitura de Barra Velha e com palavras de ordem pediam que fossem respeitados e lhes fosse dado o que é de lei e direito, pedindo a presença do Prefeito Claudemir Matias para resolver a questão.
A manifestação está contando com muitos professores mobilizados apesar da intensa chuva, mostrando que a classe está bem unida em defender suas reivindicações!
A população ouvida no local, também está apoiando o movimento e nós como cidadãos envolvidos na comunidade e participantes de escolas e asociações também apoiamos esse movimento legítimo e legal.
Eu mesmo, como professor, apesar de não estar exercendo essa atividade, apoio esse movimento legítimo pois a classe precisa ser urgentemente valorizada sob a pena de perdermos nossa qualidade de ensino, seja pelo abando da profissão por diversos motivos ou também pelo exesso de trabalho e horas trabalhadas a que um profissional se submete para conseguir honrar seus compromissos e necessidades.

Afinal não devemos esquecer de que os professores são os formadores de todas as outras profissões, e com formadores desmotivados e desvalorizados o que poderemos esperar do nosso futuro ?

Texto e fotos:  Marcos A. Junghans